Proerd finaliza ano com saldo positivo

-

Jornal O Norte
15/12/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:42

Lucimery Lopes
Estagiária

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) já atua na cidade de Montes Claros desde o ano de 2001, sendo que se expandiu para as cidades circunvizinhas que compõem a 11ª região da Policia Militar. O programa tem como finalidade atender crianças, adolescentes das escolas públicas e particulares nas áreas do 10º e 50º Batalhões, no sentido de afastá-los das drogas e da criminalidade. O Proerd também assiste aos pais dos alunos, passando a eles informações que ajudam no processo antidrogas.  

De acordo com a assessora e instrutora do Proerd do 50º BPM, Tenente Lilian Aparecida Fernandes, o programa é desenvolvido para auxiliar os estudantes a reconhecerem os perigos das drogas e resistirem ao seu uso que consequentemente leva à violência.

- O Proerd é desenvolvido para crianças, adolescentes e pais, tanto no ambiente escolar quanto em outro ambiente que propicie a aplicação do programa na comunidade, no decorrer de um semestre letivo. Ao final do semestre, os alunos recebem o certificado de conclusão, em solenidade específica com a participação dos pais, autoridades e sociedade em geral, onde o aluno firma o compromisso público de resistir ás pressões diretas e indiretas de pessoas que tentarão influencia-los a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes e drogas pesadas, bem como terem uma postura correta e equilibrada com relação à violência – afirma a tenente.

Escolas públicas da rede estadual e municipal, além de escolas particulares que se interessarem em aderir ao Proerd, precisam fazer contato com as seções de planejamento dos batalhões, através de ofícios, solicitando o programa e demonstrando a necessidade de aplicação na referida instituição de ensino.

A instrutora ainda explica que o programa consiste na parceria entre a Polícia Militar, a escola e a família, para assim oferecer atividades educacionais em sala de aula e desenvolver a autoestima do aluno evitando que crianças e adolescente em fase escolar iniciem o uso abusivo das diversas drogas existentes.

- Ressalto que os instrutores do Proerd são militares voluntários, formados por um Centro de Treinamento, e que o curso para formar um instrutor Proerd tem a duração de 80 horas aulas, em duas semanas, com dedicação integral durante o curso. Esses instrutores são recebidos nas escolas de forma muito carinhosa, fazendo do Proerd uma das mais importantes atividades junto às instituições de ensino – conclui Lilian.

Em relação às ações do programa em Montes Claros, no ano de 2016, a tenente ressalta que tiveram resultados positivos e que estão fazendo o balanço final do número de crianças atendidas. Segundo ela, a última formatura do ano será no dia 19, próxima segunda-feira, às  19h no D.Cores Eventos, no Bairro Santa Teresina.  

- Depois desta formatura teremos todo o balanço concluído e assim poderemos informar a sociedade sobre os avanços do Proerd em Montes Claros. Desde já, reiteramos, são resultados expressivos e importantes – enfatiza a tenente Lílian Fernandes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por