Moc ganha 100 novos guardas para segurança do patrimônio público

Jornal O Norte
18/10/2005 às 10:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Gissele Niza


Repórter

O patrimônio público de Montes Claros terá segurança garantida a partir desta quarta-feira. Cerca de cem guardas municipais da prefeitura (noventa do sexo masculino e dez do feminino) estarão empenhados em garantir a segurança das escolas, postos de saúde, eventos realizados no município e de operações onde trabalharão em conjunto com as polícias militar, civil e federal.

A formatura da primeira turma da Guarda municipal de Montes Claros aconteceu na tarde desta segunda-feira, em frente à câmara municipal e contou com a presença da população e autoridades municipais, militares e civis.



CURSO

O projeto da Guarda municipal de Montes Claros teve início em 2001, mas a primeira turma começou o treinamento em julho deste ano, sob o comando da Ten. Graciele Rodrigues.

O curso teve duração de três meses com carga horária de 420 horas-aulas e foi ministrado por profissionais do Décimo batalhão de polícia militar na própria unidade. Os cem homens e mulheres formados tiveram a oportunidade de participar de empenhos operacionais como o Carnamontes, o Encontro dos povos do cerrado e as operações realizadas pelas sub-companhias do 10º batalhão de Montes Claros, contando com o apoio da sociedade civil, policias militar, civil, federal e corpo de bombeiros.

Para comandar a Guarda municipal o prefeito Athos Avelino nomeou na tarde de ontem o Cel Orlando Valter Camargo, que é coronel da reserva da polícia militar, foi comandante do 10º BPM e da 3º Região de polícia militar de Montes Claros.

Em entrevista a O Norte, o Cel. Orlando afirmou que a Guarda municipal veio para preservar e proteger o patrimônio do município, garantindo a segurança da população.

- Os guardas municipais foram treinados para atuar em diversas ações em conjunto com a polícia militar, com objetivo de exercer o trabalho preventivo no que diz respeito à segurança do patrimônio, dar apoio e integrar-se com a polícia militar nas ações de interesses comunitários ou ações da defesa civil, como enchentes e calamidades, por exemplo - completou o comandante da Guarda municipal.

REALIZAÇÃO DE UM SONHO

O paraninfo da 1ª turma da Guarda municipal de Montes Claros, Osmar Pereira da Silva, líder comunitário e sapateiro há 52 anos, afirmou durante a solenidade que o município está realizando um grande sonho com a formação destes novos homens.

- A força do mal nunca vencerá o bem. Tenho certeza e confiança que estes novos homens e mulheres estão realizando um grande sonho da população montes–clarense e trabalharão com muita garra e determinação para que a segurança esteja em plena ordem - ressaltou Osmar Pereira.

DISCIPLINA E ÉTICA

O recém-formado guarda municipal, Eduardo Lúcio Macedo Oliveira, 25 anos, afirma que é um grande prazer poder contribuir na segurança patrimonial e participar da primeira turma da guarda que, segundo ele, é de extrema importância na construção histórica de Montes Claros.

- Nosso lema é trabalhar em prol dos direitos humanos, da disciplina, ética e profissionalismo. Para todos nós, guardas municipais, é uma satisfação imensa poder trabalhar e contribuir para uma sociedade mais justa e mais segura - observou.

TRABALHO CONJUNTO

O comandante do 10º BPM, tenente coronel Heli Gonçalves observa que a Guarda municipal representará mais um reforço da polícia militar e dos órgãos do Sistema de Defesa Social, nas ações em prol da Segurança Pública.

- A Guarda municipal significa 100 homens e mulheres a mais, preparados para receberem os principais impactos ocorridos no município e comunicar à polícia. Já existe a proposta de que no próximo ano, com a formação da 2ª turma, a Guarda municipal possa trabalhar de forma mista, em conjunto com a polícia nos trabalhos preventivos e operacionais - informou o comandante.




(Fotos: Adriano Madureira)

NOVA TURMA

Para o secretário municipal de Segurança e Direitos do Cidadão, João Avelino, a Guarda municipal é de essencial importância para que a segurança do patrimônio público de Montes Claros seja garantida.

- A ação destes novos homens e mulheres que passaram durante três meses por treinamento disciplinar rigoroso, além de estarem aptos a trabalharem junto aos órgãos de segurança, nos prédios como o mercado municipal, postos de saúde, escolas, parque municipal, entre outros, é de extrema importância para o município. Estamos trabalhando para que 2ª turma da Guarda municipal já esteja preparada em janeiro de 2006 - informou João Avelino.

Durante a solenidade de formatura da Guarda municipal os três primeiros alunos que se destacaram durante o curso de formação foram premiados com uma placa de mérito: Genilson Pereira, Mônica Zuba e Leonardo Vieira.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por