Jovem é linchado após roubar celular

Com a ideia de fazer justiça com as próprias mãos, sete homens matam adolescente a pauladas em MOC

Christine Antonini
Montes Claros
24/07/2018 às 06:32.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:33

Um adolescente foi morto a pauladas após roubar um celular no fim de semana em Montes Claros. Sete homens, pelo menos dois deles menores de idade, participaram do linchamento no bairro Recanto das Águas – todos com passagem pela polícia. Violência que remete aos tempos de barbárie em que a justiça era feita com as próprias mãos.

Para especialista, o descrédito do poder Judiciário e dos órgãos de segurança leva à criação de “justiceiros” que, na tentativa de punir, acabam cometendo outro crime. O adolescente não foi identificado e o corpo está no IML. 

Casos como este são mais comuns do que se possa imaginar no país. O Brasil tem pelo menos um caso de linchamento por dia, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

A morte do jovem teve grande repercussão nas redes sociais. Algumas pessoas criticaram a ação dos homens, mas outras apoiaram.

O professor de antropologia da Unimontes, Gy Reis Gomes Brito, compara esse cenário à época da República Velha, há 200 anos. 

“Comparo como épocas de barbárie. Isso não é uma sociedade de cultura e sim, de natureza em que a selvageria predomina. A justiça pelas próprias mãos reflete a ausência e a precarização do Estado, pois na falta dele, essas questões começam a aparecer”, pontua. 

O professor retratou na tese de doutorado intitulada “Violência nas relações interpessoais no Norte de Minas no período de 1889 a 1930” essa questão da justiça pelas próprias mãos que, na época, não era crime. A pesquisa será transformada em livro. 

“Em 3 mil processos crimes da época, 90% foram considerados impulsivos. Contudo, era outro período cultural, na época era comum esse tipo de ato. Hoje, o que temos é uma sociedade com a família fragilizada, com os valores desfeitos e pessoas desacreditadas”. 
 
O CRIME
Segundo o boletim de ocorrência, o adolescente ainda tentou se esconder dos homens. Ele se trancou por horas no banheiro do estabelecimento onde o crime aconteceu, até que os agressores saíram e aguardaram em uma emboscada.

No boletim ainda consta que a dona do mercadinho chamou a polícia para informar que o rapaz estava sendo ameaçado. 

Com um pedaço de pau e golpes, o adolescente foi agredido até a morte. A reportagem de O NORTE tentou conversar com os moradores do Recanto das Águas e bairros adjacentes, porém, eles prefiram, por motivo de segurança, não comentar o assunto. 

A Delegacia de Homicídios ouviu os suspeitos, que foram liberados. Um inquérito foi instaurado para averiguar os fatos. O corpo do adolescente está no IML de Montes Claros. Trata-se de um jovem negro de estatura mediana, sem características específicas que poderiam ajudar na identificação.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por