Índice de homicídios cresceu mais de 100% em Moc

Jornal O Norte
17/10/2005 às 11:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Gissele Niza


Repórter

Às vésperas do referendo que definirá se o comércio de armas de fogo será proibido ou não no Brasil, grande parte da população encontra-se confusa e ao invés de pensar se vota sim ou não, reflete sobre as graves conseqüências da violência e como resolvê-las.

A criminalidade tem crescido constantemente em todo o estado. Todos os dias a população assiste a assassinatos, seqüestros, assaltos, entre outros crimes que têm tirado o sono de muitos mineiros.

Em Montes Claros a situação não é muito diferente, pelo contrário, o índice de criminalidade é assustador. Neste ano o número de homicídios cresceu mais de 100%.

O delegado Giovani Siervi, da delegacia de Crimes Contra Pessoa informou que somente até este mês aconteceram 49 homicídios na cidade, sendo que durante todo o ano de 2004 aconteceram 37.

- Em 2004 o índice de criminalidade ficou em 2.3. Neste ano, até outubro, o índice já é de 5.1. Estes dados são muito preocupantes e precisam ser revertidos - informou o delegado.

DISPUTAS, DROGAS E VINGANÇA

O delegado observa que para reverter o crescente índice de homicídios na cidade deve ser realizada uma pesquisa para identificar os fatores que contribuíram para este aumento.

- Precisamos identificar quais os motivos que levaram os indivíduos a cometerem os crimes e quais os bairros mais afetados, para que então possamos realizar trabalhos e operações com objetivo de combater a criminalidade em Montes Claros - completou o delegado.

Siervi observou que alguns dos fatores que contribuíram para o aumento no índice de homicídios no município são ciúmes (crimes passionais), desavenças entre vizinhos, disputa do mercado de drogas, vinganças, entre outros.

Questionado sobre quais os bairros que acontecem com mais freqüência os homicídios na cidade, o delegado informou que são os Morrinhos, Vilage do Lago I, Vila Tiradentes e Santos Reis.

INQUÉRITOS

Neste mês já foram registrados três homicídios em Moc. No início do mês, dois crimes chocaram a população: o corpo de um rapaz de aproximadamente 30 anos foi encontrado no bairro Jaraguá e outro, de um homem de 52 anos, no Mercado Municipal - ambos vítimas de pedradas.

Também no início deste mês um homem foi assassinado no Cidade Cristo Rei (Feijão Semeado), vítima de arma de fogo.

O delegado Giovani Siervi informou que dos três homicídios que aconteceu neste mês, dois já foram concluídos e os autores identificados. O terceiro está em fase de conclusão.

A delegacia de Crimes Contra Pessoa de Montes Claros conquistou números positivos no que diz respeito à conclusão de inquéritos. Nos últimos três meses (agosto, setembro e outubro) foram registrados 18 homicídios. No mesmo período foram concluídos 24 inquéritos.

Nos últimos três meses foram registrados 18 homicídios e concluídos 24 inquéritos. Este número é positivo.

ARMAS DE FOGO APREENDIDAS

O número de armas de fogo apreendidas neste ano também cresceu em Montes Claros. Assim como o número de prisões, apreensões de menores e armas brancas.









 

 2004

 2005





 Prisões de pessoas

 5.307

 5.192





 Apreensões de menores

 1.264

 1.352





 Apreensões de armas de fogo

 186

 192








 Apreensões de armas brancas

 361

 349









FONTE: 10º Batalhão de Polícia Militar de Montes Claros 

 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por