SES reforça combate à sífilis em Minas

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
10/07/2017 às 23:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:29
 (AGÊNCIA BRASIL)

(AGÊNCIA BRASIL)

Minas Gerais registrou 3.729 casos notificados de sífilis adquirida, 1.357 casos de sífilis em gestantes e 710 casos de sífilis congênita, segundo dados registrados no primeiro semestre pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

Por isso, a pasta reforça a importância do tratamento imediato da sífilis para o controle e enfrentamento da doença nas Unidades de Saúde, sobretudo na aplicação da Penicilina G benzeatina, desde que não haja contraindicações ao paciente, como alergias, por exemplo.

Utilizada para o tratamento da sífilis no Sistema Único de Saúde (SUS), a penicilina possui algumas recomendações quanto ao uso. Em função disso, no dia 14 de junho o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou uma nota técnica que orienta os profissionais de saúde sobre a aplicação da injeção desse medicamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Devido ao receio dos profissionais de saúde em relação às possíveis reações adversas ocasionadas pela penicilina, muitas vezes os pacientes eram encaminhados para serviços de referência, em vez de serem tratados nas unidades básicas. “Espera-se que a partir da nota técnica os profissionais de saúde de enfermagem possam atuar de forma efetiva no controle da sífilis no âmbito da atenção primária”, analisa a diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde da SES, Mayla de Sousa.

A trabalho dos profissionais de enfermagem no enfrentamento à sífilis é fundamental, pois podem, a partir do diagnóstico da infecção, iniciar imediatamente o tratamento da doença
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por