Projeto Peso Certo continua nas unidades da Funorte

_

Jornal O Norte
03/05/2017 às 09:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:00

 

O projeto “Peso Certo: seu desafio”, das Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte está finalizando seu primeiro mês de atividades com a adesão de 70 participantes. O projeto, que teve início em abril, conta com a participação de vários cursos da instituição e visa à motivação para a prática de atividades físicas.

O coordenador do projeto e professor de educação física, Walter Moura ressalta que os resultados já começaram a aparecer.

- O projeto está dando ótimos resultados. Pelo menos 70 mulheres estão participando das ações. Nesse primeiro mês, estamos com diversas atividades desenvolvidas, como a hidroginástica, que é praticada para melhorar o condicionamento físico, perda de peso e para a pessoa sair do sedentarismo. Essa atividade é realizada no campus JK. Também estamos realizando a ginástica funcional, que é feita sem aparelhos da academia e tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia, e ainda as aulas de zumba. Todas essas atividades, por sua vez, são realizadas no campus Amazonas – explica o coordenador.

MULHERES DA COMUNIDADE

“Peso certo” conta com a adesão de mulheres acima de 30 anos até os 70, em sua maioria obesa ou acima do peso. Walter Moura destaca que as participantes estão muito entusiasmadas com o projeto.

- Elas são muito dedicadas, algumas estão ansiosas para alcançar logo o resultado e as atividades transcorrem conforme planejado. Estamos implementando aos poucos as atividades, uma vez que a grande maioria das mulheres era sedentária e apresentava alguma alteração de ordem médica – observa Walter.

Os acadêmicos dos cursos envolvidos desenvolvem um papel muito importante, já que eles atuam de forma direta no projeto. Walter Moura avalia que este projeto é uma ótima oportunidade de aprendizado para todos os alunos e que as chances de prorrogação serão avaliadas ao final de julho.

OBESIDADE NO BRASIL
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no mês passado apontam que o aumento da obesidade no Brasil passou de 11,8% em 2006, para 18,9% em 2016. Segundo o levantamento, uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso. Os dados revelam que a obesidade cresceu 60% em dez anos.  

Ainda segundo a pesquisa, a obesidade também pode ter contribuído para o aumento da incidência de diabetes e hipertensão que são doenças crônicas e que afetam a condição de vida podendo levar à morte. (Leia mais sobre obesidade na página 08)


Texto produzido por Lucimery Lopes - Colaboradora

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por