Pedalar é mais saudável do que se pensa

Pesquisa mostra que andar de bicicleta no dia a dia diminui em mais de 40% riscos de câncer e problemas cardíacos

Jornal O Norte
22/04/2017 às 08:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:59

Um estudo publicado pelo British Medical Journal mostra que ir ao trabalho de bicicleta reduz em 45% as chances de câncer e em 46%, de problemas do coração, em comparação com pessoas que utilizam outros meios de transporte. O resultado foi o mesmo independentemente do sexo, idade, etnia, atividade física ou comportamento sedentário. O deslocamento ativo diário é uma contribuição importante para a atividade física completa, diz o estudo.

Quem vai ao trabalho a pé reduz em 27% o risco de doenças cardíacas e em 36% as chances de morrer devido a essas complicações, mas não há efeitos sobre menores chances de ter câncer e morte prematura. Ciclistas apresentam, em geral, melhores condições físicas, pelo fato de o exercício ser mais intenso do que a caminhada, diz a pesquisa.

O estudo foi realizado com 264.377 pacientes com idade média de 53 anos. Os cientistas defendem que autoridades desenvolvam políticas públicas específicas para incentivar a população a incluir a bicicleta na rotina. Isso inclui mais ciclovias e melhor acesso de ciclistas ao transporte público.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por