Obesidade e sobrepeso exigem atenção da sociedade

-

Jornal O Norte
03/02/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:52

Lucimery Lopes
Estagiária


A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório no começo do ano que aponta que os níveis de obesidade e sobrepeso em mais da metade dos brasileiros estão elevados, segundo os dados da ONU as mulheres foram as mais afetadas, equivalendo-se a 22,7% do total, entre as crianças, estima-se que 7,3% dos menores de cinco anos estão acima do peso, em sua maioria, meninas, com 7,7%. A médica especialista em nutrologia Bruna Mocellin Duarte Silva que atua em Montes Claros diretamente com pacientes que apresentam alterações de peso explica que a obesidade trata-se de uma grande epidemia mundial e que está associada a diversas doenças e com expressivas taxas de mortalidade.

- O estilo de vida moderno, com aumento do consumo de alimentos prontos, excesso de açucares e conservantes, a inatividade física e o estresse são condições que só favorecem o aumento nos índices de sobrepeso e obesidade – afirma a nutrologa.

- As crianças também sofrem com o excesso de peso assim como o adulto. É cada vez mais frequente encontrarmos crianças com hipertensão arterial e doenças do colesterol, que antes só víamos em adultos e as crianças têm deixado de brincar e se exercitar e passaram a permanecer horas em frente às telas (televisão, vídeo games e celulares), contribuindo para o risco de quecrianças com excesso de peso têm grandes chances de se tornarem adultos obesos - Observa Bruna Mocellin.

Daniela Silva de 29 anos enfrentou a obesidade durante a adolescência e chegou a pesar 120 quilos, ela cita algumas experiências e dificuldades que enfrentou quando era obesa.

- Cheguei a pesar 120 quilos e tinha dificuldade para me locomover, me cansava muito rápido, além de sofrer preconceito em varias situações, como na hora de comprar roupas, por que na maioria das vezes percebia que a vendedora se mostrava com má vontade de me atender – Lembra Daniela.

Daniela explica que chegou a se isolar das pessoas e teve problemas de saúde, como gastrite, pressão alterada e índices de colesterol elevado e precisou ter acompanhamento psicológico durante um ano.

- Hoje estou com 70 quilos e me sinto muito bem com meu peso, já não tenho mais esses problemas de saúde e minha autoestima está cem por cento, mas lembro que precisei me empenhar muito para emagrecer com saúde, tive que fazer uma reeducação alimentar e passar por acompanhamento com nutricionista -  Completa a jovem.

A nutricionista, Poliana Alves de Souza ressalta que alimentos básicos e tradicionais na dieta do brasileiro, como arroz, feijão perderam a importância, enquanto os alimentos processados prontos para consumo cresceram.

- Essa situação gera impactos importantes na saúde. Pois, o acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e aumenta o risco para o surgimento de alguns tipos de cânceres – Destaca a nutricionista.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por