O perigo das baterias circulares na vida das crianças

_

Jornal O Norte
23/09/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 16:13

Médicos estão alertando para o risco de crianças ingerirem as baterias circulares e pequenas usadas em muitos aparelhos eletrônicos e brinquedos, também conhecidas como bateria ou pilha botão. Uma vez engolida, a bateria pode ficar presa no esôfago e, por causa de uma reação química, perfurar o tecido do canal, que faz parte da ligação entre a boca e o estômago.


Um teste em vídeo feito pela BBC de Londres - usando baterias, fatias de presunto e água - mostrou o efeito corrosivo que o contato do material com líquidos, como a saliva, pode causar nas mucosas do corpo.


Em vários países um grande aumento de casos assim tem sido registrado neste ano. Na opinião dos médicos, as baterias deveriam ser tratadas como veneno e mantidas fora do alcance de crianças.


VALÉRIA
Uma criança na Inglaterra, Valéria, de apenas 3 anos, é um exemplo do perigo que cercam as crianças. Em 2015 ela ficou doente de forma repentina e, entre outras coisas, passou a recusar comida. Após cinco dias, a criança foi submetida a um raio-x que mostrou a causa do problema: uma bateria de relógio presa no esôfago. A essa altura, porém, a bateria já havia perfurado o esôfago e a traqueia, causando um dano permanente na garganta da menina.


Valeria ficou nove meses internada e passou por várias cirurgias, inclusive para remover parte do esôfago. Até hoje ela precisa voltar com frequência ao hospital para se tratar. Portanto, o alerta é para que os pais fiquem atentos para que a vida de seus filhos não corram esses riscos.

 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por