Hora de proteger criança de 1 a 5 anos

Postos de saúde já estão aplicando vacinas contra sarampo e pólio; não deixe de levar seu filho

Da Redação*
Montes Claros
07/08/2018 às 04:59.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:48
 (Tomaz Silva/AgÊncia Brasil)

(Tomaz Silva/AgÊncia Brasil)

Os postos de saúde já estão recebendo crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 para tomarem a dose contra a pólio e também contra o sarampo. O Dia D de mobilização nacional foi agendado para 18 deste mês, um sábado, mas a campanha segue até 31 de agosto.

A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

E em Montes Claros é fundamental que os pais levem os filhos para serem protegidos. A cobertura vacinal no município, como O NORTE mostrou no último sábado, está muito abaixo do necessário para evitar que essas doenças voltem a fazer vítimas.

No caso do sarampo, o índice acumulado de janeiro a julho está apenas em 69,08% na primeira dose. No caso da segunda, o percentual é ainda menor – 56,22%.

Todas as crianças, inclusive as que estão com o cartão em dia, devem ser vacinadas para reforçar a proteção.

No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida devem receber a VIP. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a VOP.

E para o sarampo, todas devem receber uma dose da Tríplice Viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
 
SARAMPO
A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina.

Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos. 

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

Em Minas, 63 casos estão sendo investigados, inclusive notificações de Montes Claros.
 
PÓLIO
Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
*Com Agência Brasil

SAIBA MAIS
Principais dúvidas sobre a campanha de vacinação

Quando e onde ocorre a campanha?
Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto.
 
Qual o foco da campanha?
Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).
 
Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?
Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.
 
Qual a vacina usada contra a pólio?
Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.
 
Qual a vacina usada contra o sarampo?
A vacina contra o sarampo é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças de até 5 anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
 
Adultos participam da campanha?
Não. A campanha tem como foco as crianças. 
 
Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?
Sim. Adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por