No mês da prevenção ao câncer de mama, as Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte) deram início a uma série de atividades para alertar a população sobre a importância do tema. As ações integram comunidade acadêmica e público externo.

Os campi foram especialmente iluminados e há distribuição de lacinhos cor-de-rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa. A programação inclui também palestras sobre prevenção à doença com profissionais da área da saúde, orientações sobre os cuidados com as mamas e momentos de lazer para as mulheres.

A auxiliar administrativa do campus JK e uma das organizadoras da programação especial, Renata Bárbara Gusmão, informou que cada campus terá ações específicas.

“No JK, por exemplo, já fizemos a iluminação, ficando todo na cor rosa. Também vamos ter no dia 18 um momento de lazer que começa as 7h da manhã com o grupo de ginástica para idosos da comunidade do bairro. Na oportunidade, haverá orientações sobre p autoexame das mamas e um café coletivo”, explica.

O coordenador do curso de Odontologia ressaltou que os estudantes estão realizando ações em diversos locais e momentos diferentes. “Os alunos que fazem estágio nos PSFs (Postos de Saúde da Família) e nas escolas estão desde o começo do mês orientando as mães e mulheres grávidas na hora das consultas, entregando balões rosa e passando orientações sobre o tema”, destaca.

“Dentro do cronograma das ações ainda terá uma palestra sobre empoderamento feminino com a deputada federal Raquel Muniz, Mesa Redonda com especialistas médicos, psicólogos e estudantes, curso de maquiagem e desfile”, acrescenta Renata Gusmão.