Freio no uso de remédios

Ação contra consumo indiscriminado de medicamento chega ao fim com balanço positivo

Jornal O Norte
26/05/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:01

A campanha pelo Uso Racional de Medicamentos 2017, que teve início no dia 5 em Belo Horizonte, terminou em Montes Claros com uma ação realizada na Praça Doutor Carlos Versiane, no Centro.

Durante o evento, que contou com a participação de dezenas de profissionais e acadêmicos de saúde, foram oferecidos à população atendimentos de saúde, como aferição de pressão, testes de glicemia, tipagem sanguínea, consulta e orientação farmacêutica.

Luciano Martins Rena, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, destaca a importância da campanha devido ao alerta da automedicação, assim como sobre o uso incorreto dos medicamentos.

“A nossa função aqui é trazer esclarecimento e conhecimento para a população sobre o uso correto do medicamento e alguns malefícios que ele pode trazer quando tomado em excesso, como intoxicações, alergias e diarreia. Mesmo assim, muitas pessoas usam medicamentos sem consultar o farmacêutico e o médico.
Elas correm o risco de ter um quadro complicado, parando no hospital”, ressalta o presidente.

De acordo com Luciano Rena, esse número elevado se deve à falta de informação e às más orientações.

“Então, procure quem sabe e tem conhecimento de medicamentos, que são o farmacêutico e o médico, para que não ocorram intoxicações causadas pelo uso errado”.

Cléia Prado, coordenadora do curso de farmácia da Funorte e conselheira do CRF-MG explica que a ação teve uma difusão no estado muito grande e que em Montes Claros esse resultado não foi diferente.

“Esta campanha para o uso racional de medicamentos é uma iniciativa do CRF-MG e acontece em todo estado de Minas Gerais, principalmente nas cidades-polo, e Montes Claros anualmente recebe a campanha. A avaliação que fazemos é extremamente positiva dos anos anteriores e temos certeza que pelo número de profissionais e pessoas da comunidade que participaram o evento foi um sucesso”, avalia a coordenadora.

O aposentado Alberto Caetano Lopes foi ao evento tirar algumas dúvidas e aproveitou para realizar alguns testes de saúde.

“Para quem não sabe do risco que usar remédio de forma errada traz para a saúde, essa campanha traz informações importantes, porque quanto mais informações tivermos, melhor”.

Amanda Acácio Borges, acadêmica do curso de farmácia, destaca o aprendizado para os estudantes.

“Temos uma noção de como vamos trabalhar com o paciente. Iniciativas assim também ajudam a derrubar o tabu de que consulta é somente com um médico”, diz a acadêmica.


*Texto produzido pela estagiária Lucimery Lopes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por