No próximo sábado haverá a 2ª edição do “Dia D”, promovido pela primeira Farmácia Clínica Dubel Farma. A ação coordenada pela farmacêutica clínica e docente do curso de farmácia da Funorte Maronne Quadros propõe às mulheres acima de 40 anos orientações, realização de exames e momentos de lazer. O evento é resultado também da parceria entre os cursos de Farmácia, Nutrição e Psicologia da Funorte.

Durante a ação – que acontece de 8h às 11h – as mulheres podem fazer exames preventivos mais baratos e para outros tipos de tumor (como o Papanicolau, principal caminho para diagnosticar o câncer de colo de útero) ou hemograma. Serviços como avaliação nutricional e psicológica, consulta farmacêutica, aferição de pressão arterial e glicemia capilar serão oferecidos gratuitamente.

Maronne Quadros explica que a iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa e é focada, principalmente, na orientação sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. “É voltada às mulheres acima dos 40 anos e visa divulgar e chamar a atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença”, reforça 

ORIENTAÇÕES
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e alguns tipos têm desenvolvimento rápido. Essa doença também pode atingir homens, porém, raramente. A farmacêutica ressalta que orientações sobre os sintomas e quanto ao tratamento da doença são de extrema importância.

“Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas”, observa.