Cartilha para aplicação de vacinas a pacientes com HIV

_

Jornal O Norte
30/09/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:45

A Sociedade Brasileira de Imunizações lançou ontem uma cartilha para orientar médicos sobre as vacinas que devem ser aplicadas aos pacientes com HIV (vírus da Imunodeficiência humana). O objetivo é enfrentar a baixa cobertura vacinal entre esse público.


A cartilha de 59 páginas será distribuída aos médicos associados e também aos estabelecimentos hospitalares que possuem profissionais lidando com pacientes com HIV. Doenças que seriam evitadas através de vacinas levam a um significativo índice de hospitalizações e mortalidade entre os pacientes que vivem com HIV.


Uma das enfermidades que mais preocupam é a Hepatite B, que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. O risco de morte por complicações com a Hepatite B é duas vezes superior entre pessoas que convivem com HIV.


HPV
Outra preocupação é com o HPV, vírus transmitido geralmente através das relações sexuais e que pode provocar o surgimento de tumores. As pessoas têm conhecimento de que a vacina contra o HPV é gratuita para meninas de 9 a 13 anos, mas poucos sabem que, para mulheres com HIV, a gratuidade engloba a faixa etária entre 9 a 26 anos. A cobertura vacinal é muita baixa entre essas mulheres, o que demonstra que está faltando orientação.

 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por