Campanha 'Junho Vermelho' busca estimular doação de sangue

Campanha incentiva doação para minimizar tradicional queda nos estoques neste mês

Lucimery Lopes, estagiária sob supervisão do editor
Montes Claros
20/06/2017 às 02:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:09
 (ARQUIVO PESSOAL)

(ARQUIVO PESSOAL)

A campanha Junho Vermelho surgiu há treze anos. Foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, chamando a atenção da sociedade para a necessidade de doar sangue regularmente. No Brasil, o número de doadores não chega a 2%, ficando em 1,8% dentro do parâmetro da OMS, porém, longe da meta que é de 3% da população doadora.

No Hemocentro Regional de Montes Claros, o quantitativo diário mínimo é de 100 candidatos a doação de sangue para garantir o atendimento da demanda dos hospitais conveniados. A unidade na cidade atende 100% da demanda do Norte de Minas.

Rosana Silva, captadora de doadores do Hemominas Regional, explica sobre a necessidade das pessoas se sensibilizarem para as doações.

“Junho é um mês em que as doações caem em média 35% devido aos vários fatores desta época: queda de temperatura (causando gripes, resfriados, alergias, etc) e aplicação de vacinas que temporariamente impedem a doação. E por isso a campanha é fundamental para garantir os estoques regulares nesta época do ano, atendendo a demanda que no nosso caso é de 38 unidades hospitalares em 26 municípios do Norte de Minas”, afirma a captadora.
 
BAIXA NO ESTOQUE
Rosana Silva informa que o estoque de sangue está em recuperação, mas ainda precisa melhorar a entrada dos grupos sanguíneos negativos e do O Positivo (já que todos os grupos sanguíneos negativos estão com baixa em média de 35% e O Positivo, com baixa de 30% do estoque ideal).
 
SOLIDARIEDADE
Uma doação salva até quatro vidas. Essa frase o trabalhador autônomo, Adriano Patrício Galdino conhece bem. Ele é doador há quatro anos e sempre faz até quatro doações por ano.

“Acho muito importante as pessoas terem essa sensibilidade em doar, já que uma doação pode salvar quatro vidas de uma vez. Quem doa sangue pratica um ato de amor ao próximo e por isso sempre incentivo meus amigos e familiares a serem doadores”, destaca Adriano Patrício.

O candidato à doação precisa ter e estar com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos; (menores poderão doar apenas com consentimento dos pais ou responsáveis legais). Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior à doação, além de ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica. Estes são alguns dos critérios reforçados pela captadora do Hemocentro Regional.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por