O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais realiza em 11 cidades mineiras o “Programa Traga de Volta”, que busca conscientizar comerciantes e moradores sobre a coleta e o descarte correto de medicamentos vencidos ou sem serventia. O hábito de dispensá-los no lixo comum ou no vaso sanitário pode contaminar o meio ambiente, trazendo consequências para a população.

“Não temos um local próprio para esse descarte, o que prejudica todo ecossistema, uma vez que os remédios possuem diversos componentes químicos”, explica Samuel Góes, membro do Conselho Regional de Farmácia e professor da Funorte.

De acordo com dados da companhia Brasil Health Service (BHS), a cada um quilo de medicamento descartado via esgoto (pelo vaso sanitário ou pela pia), 450 mil litros de água podem ser contaminados.

Durante a campanha, farmacêuticos de todo o Norte de Minas e estudantes do curso de farmácia das Faculdades Funorte estarão realizando ações em espaços públicos e recolhendo medicamentos vencidos nas residências e também em instituições de ensino.
 
PONTOS
Dois pontos de coleta serão implantados oficialmente em Montes Claros, nas Faculdades Funorte (campus JK) e Faculdade Saúde Ibituruna (Fasi), em caráter definitivo. O prazo ainda não foi definido.
 
PROJETO
Deu entrada nesta semana, na Câmara Municipal de Montes Claros, o projeto de lei do vereador Valdecy Contador (PMN) que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de ponto de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso em farmácias, supermercados e qualquer lugar que comercialize esse tipo de produto. Ainda segundo a matéria, lojas veterinárias também deverão receber os remédios.
 
TRAGA DE VOLTA
O “Traga de Volta” é um programa permanente do CRF/MG de incentivo à adesão voluntária dos farmacêuticos e proprietários de drogarias e farmácias para receber as sobras de remédios.

Pesquisadores indicam que o procedimento correto inclui coleta externa dos remédios, transporte, reciclagem (do papel das caixas e bulas), tratamento dos medicamentos em si e disposição final em local adequado.