Abertura oficial do Outubro Rosa mobiliza mulheres em Montes Claros

_

Jornal O Norte
04/10/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:46

Janaína Gonçalves
Repórter









 



Conscientização e prevenção para que o número de casos de câncer de mama diminua em Montes Claros. Esta é uma da proposta para este mês, quando várias atividades serão realizadas em prol das mulheres. Uma delas começou no último fim de semana com uma caminhada especial em favor da causa e que percorreu as principais ruas de Montes Claros.

Felipe Soares Amaral é um dos mobilizadores da campanha e enfermeiro da Casa Santa Bernadete, em Montes Claros - que acolhe mulheres em tratamento da doença. Ele conta que as ações de mobilizações nas ruas são fundamentais para que mais mulheres entendam sobre a importância da prevenção.

- Queremos que todo o núcleo familiar se preocupe com esta causa, não só as mulheres que foram diagnosticadas com a doença, ou que estão em tratamentos. Precisamos de união, para que em conjunto possamos amenizar os números de casos de câncer.

A dona de casa, Sandra Helena Santuci, faz tratamento do câncer desde 2014, quando foi diagnosticada com a doença. Ela conta como descobriu a doença e o que decidiu fazer após ser diagnosticada.

- Antes era um tumor muito pequeno, no seio direito, mas junto com minha médica decidimos retirar o seio. Coloquei uma prótese. Eu sempre trabalhei como voluntária e afirmo que a descoberta não foi boa, pois eu sabia de todas as fases pelas quais eu iria passar desde a quimioterapia à radioterapia até a medicação e creio que foi isso que mais me assustou.

Mas a dona de casa acrescenta que deu a “volta por cima” e fez da doença um incentivo para sua vida e para motivar a de outras mulheres no sentido de vencer esta fase.

- Eu tive muito apoio do meu marido e da minha família e isso foi fundamental. Mas a minha força de vontade foi que me ajudou verdadeiramente a vencer. Hoje só tomo medicação e me considero uma mulher muito feliz - conta.

PREVENÇÃO
Segundo a radioncologista, Luciane Costa Lima, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo e o diagnóstico precoce é a única maneira de proporcionar a cura para estas pacientes.

- A doença responde muito bem ao tratamento. Após a cirurgia, a mulher é submetida à quimioterapia ou radioterapia e a outros novos tratamentos mais avançados, dependendo de cada caso. Esses procedimentos ajudam muito na reversão da doença - explica.

A médica esclarece ainda para as mulheres que estão em tratamento que a realização da mamografia anual e do autoexame pode salvar vidas.

- Um dos fatores de risco para a doença é o envelhecimento da mulher. Porém, a gente vem observando nos últimos anos um crescimento da incidência de pacientes jovens com câncer de mama. Portanto, todas as mulheres acima de quarenta anos têm de fazer este acompanhamento, principalmente àquelas que possuem histórico de câncer de mama na família.

Montes Claros, até 2008, era a quarta cidade mineira com índices mais elevados de câncer precoce. De janeiro a junho deste ano, são 174.254 mamografias já realizadas, conforme os dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS). Norma Barral, aposentada, sabe bem a importância deste cuidado.

- Eu me sinto na obrigação de fazer os exames, não somente da mama, mas todos de prevenção. São procedimentos que somam para a qualidade de vida. Temos que nos cuidar, para aproveitarmos a vida ao máximo, com muita saúde.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por