O patrulhamento preventivo está sendo reforçado em Minas Gerais. Em solenidade ontem no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o governador Fernando Pimentel entregou 72 viaturas à Polícia Militar (PM). A frota irá ampliar a vigilância em 68 municípios.

Os veículos foram adquiridos ao custo de R$ 5,2 milhões, provenientes de emendas parlamentares. 

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, os novos veículos integram o programa +Segurança, que prevê uma série de investimentos na área. As ações, reforça o policial, já permitiram a redução dos crimes violentos no Estado.

“Essas viaturas se somam a vários esforços que temos feito, especialmente com as cidades do interior, numa intenção incessante de retomar a tranquilidade desses municípios. E um recurso logístico novo como esse traz motivação para a tropa trabalhar e, obviamente, uma presença mais ostensiva da Polícia Militar nessas cidades”, afirmou.

Dentre outras ações do programa, o comandante-geral destacou, ainda, a ampliação do efetivo atuando em todas as regiões mineiras e a digitalização da rede de rádio da PM. 
 
ESTATÍSTICAS
A queda das ocorrências policiais no Estado também foi ressaltada pelo governador Fernando Pimentel. “Tivemos redução dos crimes violentos de quase 30%, comparando 2017 com 2016. Tivemos queda também de 30% no primeiro trimestre deste ano. É uma tendência”.

Ele atribuiu as estatísticas menores ao trabalho realizado pelas forças de segurança mineiras, como a PM, a Polícia Civil e o setor prisional. 
 
FÓRUNS REGIONAIS 
Prefeito de Aimorés, no Leste de Minas, Marcelo Marques disse que os Fóruns Regionais, promovidos pelo governo do Estado, foram essenciais para melhorias na região. “Conquistamos a Companhia de Polícia Militar em Aimorés e, recentemente, o Corpo de Bombeiros em Resplendor”.

O diálogo com o poder público foi destacado pelo deputado Fábio Ramalho, vice-presidente da Câmara Federal. Para ele, as ações desenvolvidas em Minas podem servir de exemplo para outros estados brasileiros. 

SAIBA MAIS
Obra em Carlos Chagas

A construção de um trecho de asfalto em Carlos Chagas, no Vale do Jequitinhonha, foi destacada pelo governador Fernando Pimentel. A obra passou a ligar um povoado à estrada principal.

Segundo Pimentel, a iniciativa permitiu que um frigorífico localizado no distrito começasse a exportar os produtos.

“A Vigilância Sanitária impedia que, se passasse num trecho de terra, a carne não poderia ser exportada. São obras aparentemente pequenas, mas que fazem a diferença”, pontuou o governador.