Vereadores terão casa própria ainda nesta legislatura

Jornal O Norte
09/08/2005 às 18:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

Ainda nesta legislatura os vereadores poderão ocupar sede própria da câmara de Montes Claros, desocupando as atuais dependências anexas ao prédio da prefeitura cedidas pela municipalidade. O presidente da casa, Ildeu Maia - PP está entusiasmado com a proposta de erguer um novo prédio, apresentada por ele na semana passada durante reunião em seu gabinete com representantes da administração municipal, Associação regional de engenheiros e arquitetos, Conselho regional de engenheiros e arquitetos, Instituto de arquitetos do Brasil e membros da imprensa. O encontro culminou com a criação de uma comissão que dará suporte ao projeto.

Logo que assumiu a presidência da câmara, Ildeu Maia revelou sua preocupação com as limitadas condições de trabalho que os vereadores encontram no prédio, construído ainda no início de década de 1980 pelo ex-prefeito Luis Tadeu Leite - PMDB e que se tornou pequeno diante do crescimento da cidade. De início, ele até pensou em promover uma reforma, sobretudo que pudesse corrigir falhas de segurança, já que a integridade física dos vereadores fica bastante vulnerável durante as reuniões, com suas cadeiras próximas à galeria e permanecendo de costas para as pessoas (separadas do plenário apenas por uma mureta). Mas decidiu finalmente pela construção de uma sede própria, até porque as reformas não significariam aumento de espaço físico.

NECESSIDADE MÁXIMA

Ildeu Maia defende a construção de um novo prédio da câmara face aos incontáveis problemas que a casa vem enfrentando com o reduzido espaço físico, fator que muitas vezes acaba influenciando negativamente na interação que o legislativo deve manter com a comunidade.

- O atual prédio já não comporta mais o movimento diário de pessoas que nos procuram para tratar de inúmeros assuntos. Vamos nos empenhar para que o projeto seja viabilizado ainda neste ano - ressalta o presidente, acrescentando que o terreno será doado pela prefeitura.

Segundo ele, o prefeito Athos Avelino – PPS, com que esteve reunido tratando do assunto, foi receptivo à idéia e já garantiu a doação do lote, tendo autorizado a secretaria de Planejamento a promover um levantamento sobre as áreas institucionais do município, o que já está sendo feito.

- É um apoio substancial para que o projeto tenha sucesso - festeja o vereador.

PRÉDIO ADEQUADO

De acordo com o secretário de Planejamento, Guilherme Oliveira, ainda nesta semana a sua pasta estará apresentando os resultados dos estudos, solicitados pelo prefeito, informando à câmara sobre os terrenos que o município tem à disposição para que o legislativo faça a escolha daquele que for mais adequado, procedendo em seguida à oficialização da doação.

- Vamos escolher um local adequado e que possa realmente atender às necessidades da câmara e do povo - ressalta Fátima Pereira - PTB, vice-presidente da casa, que também considera as atuais dependências insuficientes para que os vereadores e o público possam dinamizar seus relacionamentos.

Segundo ela, a iniciativa de Ildeu Maia é importante, sobretudo para garantir à câmara maior independência em relação ao executivo.

- A nossa pretensão é construir um prédio espaçoso, em local de fácil acesso para a população e com estrutura necessária para atender a todos que nos procuram diariamente nos gabinetes, e que participam de nossas reuniões em um local que já não comporta tanta gente - acrescenta a vereadora.

CONCURSO

Logo após a doação do terreno será realizado um concurso público para a escolha do melhor projeto arquitetônico, com os vencedores recebendo prêmios do legislativo e da prefeitura.

O presidente Ildeu Maia acrescenta que as obras do novo prédio serão levadas adiante por etapas. A expectativa é de que o projeto seja dos mais arrojados, moderno, no sentido de que a nova sede sirva ao município por muitos anos, sem se tornar inadequada como o atual prédio, que após 21 anos da sua inauguração se tornou inviável para os trabalhos legislativos. Ele ainda não tem uma estimativa dos recursos que serão necessários, informação que só possuirá após a elaboração dos projetos arquitetônicos.

- Sabemos que é um empreendimento caro, que as obras vão exigir recursos consideráveis. Por isso mesmo vamos desenvolver o trabalho gradativamente, por etapas, de acordo com as verbas que forem sendo alocadas, até que possamos concluir os serviços. Esperamos que isso ocorra ainda nesta legislatura - conclui Ildeu Maia. (Com informações da AP)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por