Vereador sugere plebiscito para nova cadeia: Raimundo do INSS cobra consulta popular sobre construção de novo presídio em Montes Claros

Jornal O Norte
09/03/2006 às 11:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

Ainda que seja necessária e urgente, a construção de uma nova cadeia pública em Montes Claros, em local ainda sem definição, já gera polêmica e contrariedade populares, principalmente entre os moradores do bairro Jaraguá - que seria uma das três regiões que o município teria para erguer o presídio.




Raimundo do INSS critica silêncio das autoridades,


que estaria levando apreensão a toda a


sociedade montes-clarense
(Foto: Fábio Marçal)

A reação dos moradores do Jaraguá, que estariam até dispostos a anteciparem protestos contra a possível construção do presídio na região chegou à câmara municipal nesta semana, através do vereador Raimundo do INSS - PDT. O parlamentar também revelou sua preocupação com a absoluta desinformação da sociedade sobre o assunto.

- Não são somente os moradores do Jaraguá que estão desinformados e atemorizados. Ninguém em Montes Claros sabe dizer em que região a nova cadeia será construída e isso gera enorme apreensão em todos - diz ele, lembrando que nenhum cidadão gostaria de viver em uma área que abriga uma penitenciária. 

PLEBISCITO

Raimundo do INSS alerta para que a escolha do local que abrigará o novo presídio seja precedida de um amplo debate com a sociedade, reiterando que somente a hipótese ventilada de construí-lo no bairro Jaraguá demonstrou que o tema não pode ficar à revelia do cidadão comum. Ele sugere que a prefeitura, que já teria os recursos assegurados para as obras, promova um plebiscito permitindo que a população opine sobre a região ideal para receber a nova cadeia.  

- A prefeitura, através da secretaria de Segurança e Direitos do Cidadão deveria organizar um plebiscito. O tema é sério e a população deve ser ouvida neste momento - completa, informando que deverá procurar o secretário João Avelino Neto para conversar sobre a possibilidade de realizar a consulta popular.

SEM ELEMENTOS

Segundo o secretário de Segurança e Direitos do Cidadão, João Avelino Neto, ouvido pela reportagem na manhã de ontem, ele ainda não possuiria elementos necessários para comentar a necessidade ou não da realização de um plebiscito. No entanto, disse comungar com o vereador Raimundo do INSS de que o assunto, até certo ponto, deve passar pelo crivo da sociedade.

- Embora a decisão sobre a escolha da área para a construção da nova cadeia seja técnica, sob responsabilidade da polícia militar e da polícia civil, sua definição passa também pela prefeitura. O prefeito Athos Avelino tem representado a comunidade nas reuniões alusivas ao tema e preservado sua total integridade, em todos os aspectos. O local a ser definido será adequado e não trará problemas para ninguém. Muitos menos aos que residem no Jaraguá, caso as obras ocorram naquela região.

MASMORRA

João Avelino apela, no entanto, para que os moradores do bairro Jaraguá não fiquem apreensivos, uma vez que não há nenhuma definição pelo bairro, mesmo compreendendo que a região, hipoteticamente, ofereceria condições ideais para receber a nova cadeia.

- Fica distante, próximo da estrada da produção e é pouca habitada. Mas não afirmo que esta seja a decisão das autoridades. É o que ouço e leio através da imprensa.

O secretário também defende a construção urgente da nova cadeia, criticando as condições do atual prédio, deteriorado, vulnerável a constantes fugas, com uma população carcerária acima da sua capacidade - e com os presos sobrevivendo em um ambiente de total promiscuidade.

- Aquilo é uma masmorra - encerra João Avelino Neto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por