Valmir Moraes pede consenso em nome do Norte de Minas: presidente da Amams revela preocupação com intrigas políticas que podem prejudicar o desenvolvimento regional

Jornal O Norte
19/10/2006 às 09:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:42

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

O presidente da Amams – Associação dos municípios da área mineira da Sudene, Valmir Moraes revelou estar preocupado com a desunião dos deputados estaduais eleitos pelo Norte de Minas, comportamento que, afirmou, pode prejudicar a região em um momento importante, em que o governador reeleito, Aécio Neves – PSDB prepara a composição do seu novo secretariado.




Valmir Moraes pede união dos deputados estaduais eleitos para que o Norte de Minas ganhe mais expressão no secretariado de Aécio Neves (foto: Wilson Medeiros)

- O Norte de Minas precisa assegurar pelo menos duas ou três secretarias no próximo governo. No entanto, percebemos que já existem, infelizmente, desavenças entre os oito deputados eleitos na região em relação ao assunto. São intrigas que preocupam e que devem ser evitadas antes que aumentem – acrescentou Valmir Moraes, ao receber a imprensa, na sede da Amams, ontem, para um café da manhã.

- A imprensa de Montes Claros, com a sua grande atuação e o respaldo que recebe da comunidade norte-mineira tem de ajudar na busca desse consenso. Ao convidá-los para esse encontro, o nosso objetivo é de fazer um apelo diretamente a vocês, para que somem nessa busca – disse ele, aos jornalistas. 

- Usem as suas canetas para denunciar procedimentos que atrapalham a região a enfrentar e vencer seus problemas. Se político tem medo de alguma coisa é de vocês, jornalistas. Da mídia. Eles já não ouvem outros com a mesma facilidade com que lêem o que vocês escrevem.

SEM TEMPO PARA BRIGAS

De acordo com Valmir Moraes, as divergências entre os parlamentares eleitos, em relação a futuros nomes que venham a ser indicados para o secretariado estadual, que ele já percebeu, devem ser eliminadas, logo, considerando que a nomeação dos novos assessores será procedida pelo governador em janeiro.

- Já ouvi de alguns que se fulano e beltrano forem indicados, ele não apoiará. Faltando pouco tempo para a definição dos novos secretários, essa disputa não se justifica.

Para Valmir Moraes o tempo corre contra o Norte de Minas e por isso os seus futuros representantes devem pensar rápido, em consenso, abrindo mão de outros interesses e visando o desenvolvimento da região, aproveitando o momento político, quando o governador Aécio Neves consolida sua parceria com a região, assegurando ações importantes para o seu desenvolvimento até 2010. Além disso, ele acredita que os próximos quatro anos serão mais promissores em relação a recursos financeiros, face ao ajuste nas contas do Estado, empreendido pelo governador.

- Os nossos deputados, portanto, têm de enxergar esse cenário e romper com as intrigas. Devemos aproveitar a ocasião, levar a sério o momento e apresentar ao governador nomes que estejam de fato dentro do perfil que ele traçou e exige para os seus assessores, com destaque para a seriedade das pessoas.

BRIGÕES

Segundo o presidente da Amams, o fim das divergências seria oportuno até mesmo para acabar com a fama de deputados brigões que os representantes norte-mineiros carregariam entre colegas da assembléia legislativa.

- A minha preocupação é de que as brigas aumentem, até por conta do aumento da nossa bancada, que passou de cinco para oito deputados estaduais. Se cinco já brigavam, imaginem oito. Daí a necessidade de a imprensa ajudar na busca de um entendimento que preserve os interesses do Norte de Minas – concluiu Valmir Moraes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por