Termina greve em Janaúba

Christine Antonini
Montes Claros
22/03/2018 às 20:36.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:59

A greve dos servidores municipais de Janaúba, que durou oito dias, foi interrompida ontem. O prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB) aceitou acatar as reivindicações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindijana). 

Foi determinada em reunião realizada, na última terça-feira, que a prefeitura irá conceder, pelos próximos três anos, reajuste salarial de 5%. O índice, que pode ser até maior, está condicionado ao aumento de receita da prefeitura. 

Outra determinação é que, semanalmente, a diretoria do sindicato irá se reunir para discutir mudanças pontuais no Estatuto do Servidor, como melhorias no plano de cargos e salários. Também serão colocadas em pauta denúncias de assédio moral.

“Muitos servidores de Janaúba estão acuados, sendo maltratados pelos chefes imediatos”, afirma a presidente do Sindijana, Marilea Ribeiro. 

Outra reivindicação dos funcionários era sobre a redução nas jornadas de trabalho – o setor de serviços gerais conseguiu diminuir a carga horária em 10h, passando a trabalhar 30h semanais.

O movimento grevista também conquistou o prolongamento da licença-maternidade para mais 20 dias. Com relação ao adicional de insalubridade, foi estabelecido que a prefeitura deverá, no prazo de até 90 dias a partir da homologação do acordo com o sindicato, providenciar o estudo e definir os setores insalubres e o índice desse adicional.

O executivo se comprometeu em pagar, em novembro, a progressão horizontal/adicional de desempenho. 

O Sindijana está confiante que as medidas sejam cumpridas. Caso contrário, ameaça voltar com a greve. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por