Secretário lamenta afastamento de coordenador das comemorações dos 150 anos de Moc, mas garante que projeto sócio-cultural continua sem modificações

Jornal O Norte
27/03/2006 às 10:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

O secretário municipal de Cultura, João Carlos Rodrigues (foto: Wilson Medeiros), lamentou a saída do professor Anelito de Oliveira, afastado da coordenação do projeto de comemoração continuada dos 150 anos de Montes Claros na quinta-feira, ainda que ele tenha deixado o cargo o criticando e lamentando posições da administração do prefeito Athos Avelino - PPS, que estariam permitindo a descaracterização do projeto por falta de infra-estrutura.

- O secretário tem sido omisso no momento de enfrentar os obstáculos para manter a originalidade da idéia - disse Anelito, em entrevista a O Norte na sua edição de ontem.

- Não quero responder ao professor Anelito, que reconheço como um excelente profissional, acadêmico e intelectual da melhor qualidade, além de admirá-lo como amigo. Digo isso com toda a minha sinceridade. Mas penso que ele fez declarações ainda no calor da medida administrativa que o afastou da coordenação do projeto. Ele saiu de manhã e à tarde já concedia entrevistas sobre o assunto. Meu desejo era o de que ele continuasse - ressaltou o secretário.

INFRA-ESTRUTURA

Segundo João Rodrigues, a reclamação de Anelito de Oliveira, em relação à falta de infra-estrutura no setor cultural para tocar o projeto não deixa de ter peso, mas que esse detalhe não estaria provocando o impedimento das ações de consolidação dos objetivos que a pasta vislumbra.

- Apesar de não termos condições ideais de trabalho, a secretaria tem se esforçado para concretizar suas iniciativas. Isso é patente em todos os projetos que assumimos – afirma o secretário, observando que Anelito reclamava até mesmo da ausência de uma secretária exclusiva que o auxiliasse.

- Puxa vida, nem mesmo eu tenho uma secretária particular. Na secretaria, trabalhamos em equipe.

O secretário também não concorda com as afirmações do ex-coordenador de que o projeto estaria sendo descaracterizado, fugindo às suas propostas iniciais por não encontrar resistência aos problemas de ordem financeira e de estrutura.

- O projeto está sendo preservado e continuará sem modificações. Sobretudo neste momento em que as suas ações estão sendo sustentadas também por uma equipe de professores cedida pelo departamento de História da Unimontes. O projeto prossegue íntegro, apesar das dificuldades.

PATERNIDADE

João Rodrigues também não acredita que Anelito de Oliveira tome a iniciativa de desautorizar a utilização de suas idéias inseridas no projeto – que teria a sua total paternidade, segundo o próprio professor. Para o secretário, apesar da valiosa contribuição do professor na concepção do projeto, ele teria sido elaborado através da união de um grupo de pessoas.

- O projeto não tem paternidade específica. Ele é resultado de um debate amplo, entre representantes de nossos segmentos sociais. Não houve concepção isolada. Tudo é resultado de uma discussão séria, abrangente, e da qual Anelito teve de fato grande participação. Todos nós estamos agradecidos pela sua colaboração que será sempre lembrada - ressalta.

O secretário observa que mesmo diante do desfalque que significa para sua equipe o afastamento de Anelito de Oliveira, o projeto de comemoração continuada do sesquicentenário de Montes Claros continuará sendo construído.

- Neste momento, a nossa preocupação é promover a operacionalização dos serviços que o projeto impõe. Temos recursos para bancá-los. Não são os recursos necessários, mas o bastante para que o projeto não perca sua objetividade, sua identidade que estamos, apesar de tudo, alcançando progressivamente -  conclui João Rodrigues.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por