Ruy Muniz vai doar casas para famílias carentes: vereador abre mão de salário da câmara municipal para aplicá-lo em ações sociais

Jornal O Norte
23/02/2006 às 10:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:29

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

Preocupado com o déficit habitacional de Montes Claros, hoje em torno de seis mil moradias, o vereador Ruy Muniz - PFL reiterou da tribuna da câmara a sua determinação em amenizar o flagelo de milhares de famílias carentes que, a cada dia, diante das dificuldades impostas pela falta de recursos financeiros ficam mais distantes do sonho de possuírem a casa própria - residindo muitas vezes em locais improvisados, em áreas de risco e em condições subumanas.

Ruy Muniz anuncia que ainda neste ano construirá e doará 12 casas para famílias carentes (Foto: divulgação)

O parlamentar anunciou que construirá, ainda neste ano, por conta própria, mais de uma dezena de moradias populares para doação a famílias cuja renda mensal seja de apenas um salário mínimo. Para garantir o benefício social, Ruy Muniz utilizará os vencimentos que recebe como membro do parlamento municipal.

- Vou aplicar meu salário na construção dessas casas. Até o final do ano, esperamos beneficiar doze famílias com a nossa iniciativa. Desta forma, acredito estar contribuindo para garantir aos mais carentes um teto digno e melhores condições de vida - acrescenta o vereador, ressaltando que seu empreendimento deveria ser repetido por outros setores da sociedade, sobretudo pelos empresários.

- Todos nós precisamos nos sensibilizar diante dos problemas que afligem as famílias de baixo poder aquisitivo e sem nenhuma condição de viver debaixo do próprio teto, com dignidade.

Ele aproveitou e convidou os empresários para uma visita à unidade-padrão construída no campus da Funorte, no bairro JK, para que tenham uma idéia do investimento social.

- É uma moradia básica e sua edificação não exige a aplicação de recursos expressivos.  São casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, totalizando 42 m2 de construção - informa.

DOAÇÃO

A doação das casas, segundo Ruy Muniz, atenderá a um processo seletivo transparente e justo. Para que a família seja beneficiada, além de possuir uma renda mensal de apenas um salário mínimo, ela deve dispor de um terreno para a construção da unidade habitacional.

- As famílias que atendem a esses requisitos já podem se cadastrar junto ao nosso gabinete na câmara municipal. Já neste mês de março estaremos entregando a primeira moradia. Estaremos, ainda, no ato da doação, dando preferência às famílias que são lideradas pela mulher - acrescenta o parlamentar.

A escolha das famílias que ganharão a casa própria, ainda de acordo com Ruy Muniz não será feita por ele, nem pelo seu gabinete, mas pela própria comunidade da região onde elas possuam o terreno.  

- Os próprios moradores é que avaliarão e apontarão as famílias que mais necessitem do benefício. Assim, estaremos sendo justos na doação do imóvel, atendendo de fato aos mais carentes.

PREFEITURA

Ruy Muniz também manifestou sua expectativa de que o município avance na construção de casas populares para famílias de baixa renda, aproveitando incentivos da União. Na semana passada, ele foi recebido em audiência pelo vice-presidente da Caixa econômica federal, Carlos Cota, quando se inteirou do programa que permite a construção de moradias através de parceria da prefeitura municipal com a comunidade.

- Diversos municípios já aderiram ao programa do governo federal e espero que Montes Claros faça o mesmo. Será uma oportunidade de combatermos o déficit habitacional, construindo seis mil casas populares - disse, frisando que cada uma delas é orçada em R$ 9.009, sendo que o governo federal arca com R$ 7 mil deste montante e que o restante, pouco mais de dois mil reais, pode ser pago pelo dono do imóvel em até cinco parcelas.

- Não podemos perder esta oportunidade de realizarmos o sonho da casa própria para milhares de pessoas carentes. Se não der para construir seis mil casas, que se construam pelo menos mil - afirmou, cobrando do prefeito Athos Avelino este procedimento.

- O município tem de agir nesse sentido e rapidamente.

Ainda de acordo com Ruy Muniz, caso a prefeitura se inscreva no programa federal - que permite ainda o uso de recursos do FGTS - Fundo de garantia por tempo de serviço para a construção das moradias, caberá ao município doar os terrenos e assegurar a infra-estrutura do local.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por