Restaurante vira ponto abandonado

Câmara denuncia situação e faz audiência na tentativa de salvar o local onde eram servidas refeições populares

Manoel Freitas
Montes Claros
26/04/2018 às 04:32.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:32
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

O Restaurante Popular de Montes Claros sofre com o abandono. Os vidros das janelas foram destruídos, equipamentos saqueados e moradores de rua vivem nos arredores. A situação já levou o vereador Valdecy Contador, da base de sustentação do governo municipal, a cobrar uma solução para recuperar o prédio – interditado pelo Corpo de Bombeiros em outubro de 2016 – e reabri-lo.

A Câmara vai fazer audiência pública, no próximo dia 3, para debater também a falta de estrutura do Mercado Central – que funciona ao lado do restaurante – e medidas para evitar a completa depredação do refeitório. O Restaurante Popular foi inaugurado em 2008 e servia 1.200 refeições por dia ao preço de R$ 1 o bandejão. Ele atendia, principalmente, a população carente e estudantes de outros municípios.  
 
INVASÃO
Valdecy Contador disse que havia visto três pessoas tomando banho defronte ao restaurante e teme que as dependências sejam invadidas por moradores de rua. “Se a prefeitura de Montes Claros não tomar uma atitude, os mendigos vão arrebentar as portas do estabelecimento”.

O parlamentar pediu ao prefeito Humberto Souto e ao secretário de Assistência Social, Aurindo Ribeiro, que, “na impossibilidade de reabrir em curto prazo o restaurante, pelo menos façam uma concessão para aproveitar o prédio para outra finalidade”. Ele argumentou que deveria ser prioridade do município proteger o patrimônio público. 

Diante da gravidade da situação, na audiência pública da próxima semana o Ministério Público deve ser acionado. Diante do abandono e depredação do prédio, o MP pode instaurar inquérito para apurar a situação. Valdecy Contador disse que a questão do saque de equipamentos é de responsabilidade da Polícia Militar, bem como a segurança preventiva. “Mas como o patrimônio é da prefeitura ela é a destinatária imediata dessa obrigação”. Indagada sobre o problema, a assessoria de imprensa da administração não respondeu sobre a viabilidade de reabertura e nem se a Guarda Municipal será acionada para zelar pelo prédio.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por