Relator da CLI do Mocão concluirá parecer final depois de zerar todas as dúvidas

Jornal O Norte
11/10/2005 às 10:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

Apesar de a empresa de engenharia contratada pela câmara municipal de Montes Claros ter concluído desde a semana passada os serviços de perícia na movimentação de terras para a construção do Mocão - confrontando o que foi feito com o que foi gasto em dinheiro -, o relatório final da CLI - Comissão legislativa de inquérito que apura denúncias de malversação de recursos do município e do governo federal nas obras do estádio municipal só será conhecido no dia 21 de outubro. A expectativa, anunciada inclusive pelo presidente da comissão, Athos Mameluque - PMDB, era de que o documento fosse finalizado na última sexta-feira, seguindo ainda nesta semana para votação em plenário.

De acordo com o vereador Guila Ramos - PL, relator da CLI, que recebeu as informações técnicas da empresa de engenharia na última quinta-feira, através do presidente da comissão, o atraso na redação conclusiva se deve às dúvidas que ele encontrou em documentos referentes aos recursos utilizados nos serviços de terraplanagem.

- Depois de ouvir às gravações de todos os depoimentos prestados a CLI, e de analisar os documentos reunidos durante a apuração das denúncias deparei com dúvidas que acabaram me impedindo de redigir o documento no tempo previsto - diz Guila, que solicitou cópias de outros apontamentos à prefeitura municipal.

- Existem informações de que a movimentação de terra consumiu um milhão, oitocentos e vinte e quatro mil reais, mas a empresa não diz se este montante confere com os trabalhos realizados. E este detalhe é importante para concluirmos a CLI.

SEM PRECIPITAÇÃO

Ainda de acordo com o relator da CLI - que substituiu o vereador Lipa Xavier - PCdoB, no cargo, no mês passado, ele não se precipitará em concluir sua análise final para não incorrer em injustiças.

- Sabemos da expectativa de todos. Mas todo o processo de apuração deve ser sistematicamente respeitado. Não posso me responsabilizar pela emissão de um parecer que não esteja claro e explícito para toda a população, que acompanha atentamente o desenrolar do episódio aguardando seu desfecho. Precisamos zerar as dúvidas. A previsão mais otimista é de que posso concluí-lo dentro de mais ou menos dez dias - acrescenta o vereador.

Segundo Guila, a empresa de engenharia observaria, no laudo técnico, apenas o volume de terra movimentado, os dados da compactação, da medição, mas sem esclarecer se os serviços correspondem aos recursos que consumiram.

- Esta é uma questão que deve ser bem esclarecida e por isso recorri à prefeitura solicitando novos documentos, para serem confrontados com os que já possuímos. O encerramento dos trabalhos, portanto, dependeria também da agilidade da prefeitura em atender à nossa reivindicação - conclui o vereador, observando que espera estar de posse dos documentos solicitados ainda nesta semana.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por