Projeto abrirá nova capacitação

Divina Providência aproveita demanda do mercado para formar jovens carentes em corte e costura

Márcia Vieira
Montes Claros
15/12/2017 às 08:45.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:15
 (Juliano Domingues Rezende/SEAP)

(Juliano Domingues Rezende/SEAP)

O projeto social Divina Providência abrirá, a partir de 2018, o curso de Corte e Costura para jovens carentes da região. A capacitação será possível com a entrega de kits que incluem máquinas e tecidos, viabilizados a partir de emenda da deputada Raquel Muniz em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Paulo César Santiago, gestor do projeto em Montes Claros, comemora o benefício e destaca que a chegada do Divina Providência à cidade só foi possível a partir das parcerias efetivadas. 

“Quero agradecer à cidadã Raquel Muniz e ao cidadão Ruy Muniz, que desde 2012 abriram as portas da sua faculdade para abrigar os nossos alunos até conseguirmos agora a nossa sede própria. Neste período, formamos 2.456 alunos e mais de 800 já foram inseridos no mercado. Agora agradecemos à deputada Raquel, que através da sua emenda nos ajuda, mais uma vez, a colocar 40 alunos no mercado”, diz o empresário, explicando que os estudantes já estão com a vaga garantida em empresas da cidade. 
 
CARÊNCIA
Irma Ribeiro, presidente do Sindicato dos Representantes das Indústrias do Vestuário em Minas Gerais (Sindivest), revela que a carência de mão de obra no segmento é constante e suprir esta demanda é um desafio.

“O Norte de Minas tem cerca de 600 confecções. É importante renovar o quadro de profissionais, já que muitas costureiras se aposentam e deixam o mercado. Nós estamos sempre acompanhando e atendendo os nossos filiados na busca deste profissional. A demanda é crescente e o curso é extremamente importante para fortalecer o desenvolvimento do segmento”, comemora Irma.
 
SENTIMENTO
“É uma entrega que nos deixa especialmente feliz, porque estamos ajudando a capacitar pessoas. Muitos destes cursos são para mulheres, chefes de família que têm dupla jornada e vão poder trabalhar em casa na medida que participam dos cursos”, destaca a deputada Raquel Muniz. 

A parlamentar ressalta ainda o papel da Codevasf, que permite diversificar o campo de atuação. “Além dos implementos agrícolas, esse importante órgão permite também a entrega de fabriquetas e kits que facilitam este ingresso imediato no mercado de trabalho”, disse.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por