Presos fazem Enem

Christine Antonini
Montes Claros
11/12/2017 às 21:53.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:11

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro. Em Montes Claros, serão 30 encarcerados dos dois presídios da cidade, Jaraguá e Alvorada.

As duas unidades prisionais estão participando, o Regional Jaraguá com 18 e o Alvorada com quatro homens e oito mulheres detentos. 

Para participar das provas os presos passam por uma avaliação da Comissão Técnica de Classificação (CTC), equipe composta por profissionais das áreas de segurança, psicossocial, jurídica e de saúde. São analisados diversos fatores, inclusive o bom comportamento. O participante também deve ter todos os documentos pessoais e também ter concluído o ensino médio. 

Segundo a pedagoga do Presídio Alvorada, Laísa Porto Nascimento, o Enem PPL representa a garantia do direito à educação para as pessoas encarceradas. 

“O exame expressa uma significativa possibilidade de reintegração perante a sociedade. Através deste exame provocamos a aproximação dos reeducandos com o meio externo, e consequentemente oferecemos o incentivo a novas perspectivas de vida”, pontua a pedagoga.

O Enem PPL segue as mesmas normas do exame aplicado em novembro, com o mesmo grau de dificuldade. Caso algum dos detentos consiga nota suficiente para ingressar numa faculdade, o setor de pedagogia da cada unidade realiza a inscrição para os presos no curso escolhido. Boa parte dos custodiados tentam se matricular na modalidade de ensino a distância. Já os detentos do regime semiaberto possuem autorização judicial para deixar a unidade e frequentar as aulas, caso queiram.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por