Prefeito organiza Guaraciama

Eleito em processo suplementar, advogado fala em reduzir folha e fomentar parcerias para melhorar serviços

Márcia Vieira
Montes Claros
22/07/2017 às 09:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:42
 (Divulgação)

(Divulgação)

Eleito para governar Guaraciama, cidade vizinha à Bocaiúva, no Norte de Minas, o advogado Rafael Dias Veloso, aos 30 anos, disputou e saiu vitorioso em um processo atípico: a eleição suplementar, que ocorreu em razão da chapa vencedora em 2014 ter sido anulada. Desde o início do ano era o presidente da Câmara Municipal quem direcionava os rumos do município. Faltando apenas quatro horas para a convenção que indicaria o candidato, Rafael colocou seu nome à disposição do partido, PMDB, e saiu vitorioso do processo eleitoral com 51.69% dos votos. 

Ao assumir, o novo prefeito direcionou esforços na organização da casa. A meta é reduzir a folha de pagamento dos funcionários, que consumia 64% da receita, estimada em R$ 850 mil. A lei preconiza o índice prudencial de no máximo 54%, com indicações para ficar em torno dos 51.3%. Caso ultrapasse este número o prefeito incorre em crime de responsabilidade fiscal. “São contabilizados os últimos cinco meses. Deste modo, temos que ter uma redução abaixo do índice, para ficar dentro do que a lei recomenda”, diz. 

A saúde já foi reformulada e conta com cardiologista, ginecologista e clínicos gerais atendendo nas duas unidades básicas de saúde. Guaraciama tem quatro escolas, sendo três na zona urbana e uma na zona rural. 

A creche, que recebe cerca de 80 crianças enquanto as mães saem para trabalhar, a maioria em Bocaiúva, funciona em espaço alugado. A ideia do prefeito é ter um espaço definitivo do município para abrigar a creche e reverter o dinheiro economizado em benefício para estas crianças. 
 
CRISE HÍDRICA 
Como quase todo município norte-mineiro, Guaraciama enfrenta o problema da seca. A cidade é abastecida pela água que vem de poços artesianos, mas vez ou outra tem que recorrer ao serviço em Bocaiúva. A economia do município está centrada na agricultura familiar e na apicultura, que absorve 20% da mão de obra local. O prefeito planeja a construção de um mercado para atender feirantes que não tem onde comercializar os produtos. 

“O desafio é grande, mas o trabalho é constante. Estamos dialogando com os deputados estaduais e federais e estabelecendo parcerias que garantirão a melhoria dos serviços”, finalizou o prefeito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por