Povo vai às ruas protestar contra aumento da criminalidade

Jornal O Norte
22/09/2005 às 10:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

A comitiva de vereadores que seguirá para Belo Horizonte no próximo dia 28, quando será recebida em audiência pelo secretário de estado de Defesa Social, Antônio Augusto Anastasia, pela segunda vez neste ano, para tratar de questões relativas à segurança pública em Montes Claros, retornará da capital mineira ainda a tempo de participar de manifestação contra o aumento da violência e da criminalidade no município que está sendo organizada para a manhã de sábado do dia primeiro de outubro.

O protesto, denominado Movimento pela segurança pública está sendo organizado por vários segmentos da sociedade e culminará com uma passeata pelas ruas centrais da cidade. Nesta semana, os organizadores da concentração fizeram circular panfleto apelando pela presença da população que estaria refém dos criminosos numa cidade que saltou do décimo para o quinto lugar no ranking das mais violentas do estado de Minas Gerais, a primeira no índice de crescimento de homicídios, a segunda em crimes violentos e a terceira em roubos, de acordo com dados divulgados pela secretaria de estado de Defesa Social.

INÉRCIA

O panfleto alerta o cidadão de bem a tomar posição de combate à violência e ao crime antes que ele e a sua família sejam as próximas vítimas dos bandidos. Também faz critica a inércia das autoridades competentes diante da situação que se agrava a cada dia, uma vez que o município não vê concretizada a promessa do governo estadual de enviar reforços para manter a paz à população com a urgência que o quadro caótico estabelece.

Conclama, ainda, que todos saiam de casa no dia primeiro de outubro decididos a somar na luta contra o banditismo e contra a banalização do crime, no sentido de fazer coro ao grito de socorro que vem sendo repetido desde o início do ano e ignorado pelo palácio da Liberdade. Por isso convidamos você e sua família a participar da mobilização pela segurança pública de Montes Claros - frisa.

REIVINDICAÇÕES

A exemplo dos vereadores, o Movimento pela segurança pública cobra a efetivação de medidas urgentes prometidas pessoalmente pelo governador Aécio Neves - PSDB quando visitou Montes Claros no primeiro semestre do ano para, pelo menos, amenizar o sentimento de impotência que os montes-clarenses passaram a contar diante da ação cada vez mais radical dos fora-da-lei e da limitação sem precedentes dos policiais para enfrentá-los.

Vamos reivindicar o aumento do efetivo e equipamentos para a polícia militar, construção de uma penitenciária, imediata inauguração do Centro de reeducação do menor infrator, mudanças estruturais urgentes na polícia civil e reativação das barreiras nas entradas da cidade, destaca o panfleto, informando, ainda, que também será cobrada do governo a criação de um batalhão policial exclusivo para Montes Claros. O panfleto, no entanto, não indica o local e nem anuncia o horário de início da concentração popular.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por