Políticos já não são os astros de antigamente: eleitores mostram desinteresse pelos programas no rádio e na televisão, considerados enfadonhos e sem novidades

Jornal O Norte
21/08/2006 às 10:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:41

A audiência dos primeiros programas de TV dos candidatos à presidência caiu 35% em comparação com a campanha de 2002.

No programa da noite, a queda foi menor, mas ainda assim significativa: 13,6%, de 48,7 em 2002 para 42,1 pontos neste ano.

A redução da audiência do horário eleitoral gratuito pode favorecer os candidatos que lideram a disputa, pois o telespectador estaria menos atento ao debate político e, portanto, menos propenso a mudar seu voto.

Analistas dizem que os eleitores consideram os programas muito monótonos, sem novidade alguma. Argumentam que isso se deve ao cenário político brasileiro, que está muito desinteressante para o eleitor, submetido a eleições de dois em dois anos.

PIOR

A tendência, ainda segundo analistas políticos, é de o programa perder ainda mais importância nos próximos anos, devido à proibição de imagens capturadas externamente nos programas de televisão. Sem imagens de comícios, carreatas ou corpo a corpo, vai ser muito difícil para os candidatos mostrarem alguma imagem interessante ao eleitor, dizem os cientistas políticos.

Outro fator importante, segundo os pesquisadores, é o crescimento da Internet e das assinaturas de TV paga, que servem de alternativa aos tradicionais telespectadores de canais abertos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por