Parada fora do ponto será debatida

Projeto que regulariza desembarque para deficientes no horário noturno está pronto para discussão na Câmara

Márcia Vieira
Montes Claros
25/07/2017 às 23:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:45
 (Márcia Vieira)

(Márcia Vieira)

Num universo de 1,8 milhão de usuários mensais do transporte coletivo urbano em Montes Claros, 12% dos cidadãos possuem algum tipo de deficiência. Pensando em atender parte dessa população, especialmente aos que se enquadram na categoria de mobilidade reduzida, o vereador Valcir Soares (PTB), entrou com projeto de lei para facilitar o desembarque dos ônibus em determinados horários. Pelo texto, os motoristas ficariam autorizados a desembarcar os passageiros com necessidades especiais fora dos pontos entre 22h e 5h da manhã seguinte. 

O vereador esclarece que o conteúdo do projeto não se choca com o Transpecial, ônibus cedido pelo município para atender às pessoas com deficiência e que dispõe de uma frota com 11 carros. 

“O Transpecial busca e leva a pessoa em casa, mas é exclusivo para cadeirantes, além disso, exige agendamento prévio. O nosso projeto tem o objetivo de cobrir justamente a parcela da população, que, apesar da mobilidade reduzida, não conta com uma lei que lhes garanta o benefício”, explica Valcir. 

A Câmara Municipal, que está em recesso parlamentar, retoma os trabalhos no próximo dia 1º de agosto e tem como uma das tarefas, apreciar o projeto de n° 1/2017, já em tramitação nas comissões. 
 
BOM SENSO
Jaqueline Camelo, gerente da Associação de Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros (ATCMC), informa que são 130 carros em circulação, mais 11 reservas, distribuídos em duas empresas que operam na cidade. “O bom senso já faz parte da cartilha dos motoristas, mas o projeto é bom e amplia o atendimento, desde que seja utilizado de maneira responsável. A parada prevista é dentro da rota, de maneira que o serviço não fique comprometido e as pessoas com necessidade sejam atendidas”, aponta Jaqueline. 

Para Macreidy Barbosa, Coordenadora das Comissões Permanentes do Legislativo, “algumas leis só terão resultado conhecido após a sua aplicabilidade”. “O anseio da população encontra amparo na avaliação responsável da comissão, que toma conhecimento da legalidade e constitucionalidade e emite o parecer naquilo que foi proposto”. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por