Moc sai na frente e pode concluir programa Luz para todos neste ano, beneficiando 1.300 pessoas na zona rural

Jornal O Norte
05/09/2005 às 10:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

O vereador Antônio Silveira - PMDB, autor da proposição da tribuna livre da câmara municipal que debateu o programa Luz para todos, do governo federal, na ultima quinta-feira, diz estar satisfeito e até mesmo surpreendido com as informações que a gerência regional da Cemig prestou na ocasião em relação ao cronograma dos serviços que estão sendo desenvolvidos na zona rural de Montes Claros.




Antônio Silveira diz que a Cemig até surpreendeu


em relação ao desenvolvimento do programa no município


(Foto: Adriano Madureira)

- De fato, há um avanço significativo no cronograma, possibilitando que o benefício alcance a todos no campo até o final deste ano, ou seja, antes mesmo do tempo previsto pelo governo do estado para tornar a nossa zona rural 100% servida de energia elétrica - acrescenta.

Os debates contaram com a participação, além dos vereadores e de lideranças rurais do gerente regional da Cemig, Evandro Magalhães, de Ewantuil Teixeira, coordenador do programa no Norte de Minas, do secretário municipal de Agricultura, Osmane Barbosa Neto e de Antônio Soares, responsável pelo setor de energia elétrica da secretaria.

De acordo com Evandro Magalhães, o programa Luz para todos, criado pelo governo federal em 2003 tem como objetivo levar a energia elétrica para dois milhões de domicílios em toda a zona rural do país até o ano de 2006, atendendo a 12 milhões de pessoas.

- Em Minas Gerais, onde o programa está bastante avançado em relação a outros estados, os serviços contam com 1,6 milhão de reais para serem concluídos, incluindo aí recursos do estado. A meta é atingir, até o ano que vem, 770 mil propriedades rurais. Faltam apenas 170 mil, que totalizarão 65 mil km de rede de energia elétrica - disse, ressaltando que em Montes Claros a meta será alcançada ainda neste ano.

Segundo o gerente regional da Cemig, nesta primeira etapa o programa está atendendo a 69 famílias da zona rural de Montes Claros, com a perfuração ainda de cerca de 40 poços artesianos. A previsão é de que esta etapa esteja encerrada até o próximo dia 15.

- A partir daí iniciaremos a segunda e última parte do programa, quando levaremos o benefício para outras 1300 pessoas. A nossa meta é concluirmos esta etapa até o final deste ano - afirmou.

Para o secretário de Agricultura, Osmane Barbosa Neto, o programa Luz para todos finalmente está realizando um sonho antigo dos moradores da zona rural privados dos benefícios da energia elétrica há décadas.

- Enviamos a relação das pessoas a serem beneficiadas e todas estão sendo atendidas pela Cemig. É um grande avanço que conseguimos para a superação dos problemas na zona rural, parte deles provocada exatamente pela falta de energia elétrica - completou o secretário, informando ainda que estão sendo processados os levantamentos topográficos para projeção da rede de energia elétrica para esta segunda etapa do programa no município.

- Hoje, 33 famílias já utilizam a energia elétrica - e dos 29 poços artesianos, 23 já estão em pleno funcionamento.

ECONOMIA

O vereador Antônio Silveira também ressalta a economia que o programa Luz para todos está proporcionando aos moradores da zona rural, que não pagam nada pelo benefício. Segundo ele, os custos para cada ligação, que garante ao morador o uso de três lâmpadas e de duas tomadas não ficariam por menos de dez mil reais, dinheiro que a grande maioria dos pequenos produtores dificilmente teria. Além disso, ele destaca a importância da energia elétrica para manter o homem no campo, reduzindo o êxodo rural e aumentando a auto-estima dos campesinos, fortalecendo neles o espírito de cidadania.

- Por outro lado, estamos contentes também pelo fato de que o programa não se encerrará com a conclusão das metas estipuladas. A Cemig nos garantiu que ele será estendido também a novas residências que vierem a serem construídas na zona rural - disse Silveira, enaltecendo a importância da ação política da câmara municipal para que o programa obtenha os resultados esperados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por