O ministro da saúde, Gilberto Occhi, inaugurou ontem uma nova estrutura no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro. Foram entregues à população dez UTIs neonatal e dez adulto. A visita a Montes Claros foi a convite da deputada federal Raquel Muniz (PSD).

“É um presente para Montes Claros, que está prestes a completar 161 anos. Viemos para ajudar. Nós que vivemos a história de ver fechar hospitais, como o Pio XII, o Prontomente e o Hospital Menino Jesus, sabemos que isso não pode mais acontecer. O Mário Ribeiro veio para ajudar e contribuir com a saúde, não só do Norte de Minas, mas também do Sul da Bahia”, disse a deputada, que destacou a participação do ministro no desenvolvimento do setor.

“Sou deputada de primeiro mandato, consegui transitar por vários ministérios e conheci o ministro Gilberto Occhi quando (ele) esteve em outras pastas e veio a Montes Claros e Pirapora a nosso convite. Ele é essa pessoa que gosta de realizar e é um excelente técnico”, acrescentou a deputada, que pediu ao ministro investimento para setores de outros hospitais da cidade.

“A Santa Casa tem uma demanda grande e é obrigada a atender sozinha, por ser o único pronto-socorro. Peço atenção a este setor, que acolhe todo o Norte de Minas, e estamos prontos para ajudar”, disse.

É primeira vez que Gilberto Occhi vem à cidade como ministro da Saúde e desde que o Mário Ribeiro foi credenciado para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital já opera com 40% da capacidade. Recebe pacientes de toda a região Norte de Minas e do Sul da Bahia.

O hospital inicia caminhada rumo à acredi-tação e mantém a filosofia de atender a todos os públicos – SUS, conveniados ou particulares – com a mesma qualidade e humanização.

“É um trabalho de todos, do setor privado e também do setor público, que oferece um serviço de qualidade para a população. A deputada Raquel Muniz trabalha em várias frentes e essa é uma delas. Significa dizer que a região é importante para Minas e outros locais, e os serviços oferecidos aqui são de excelente qualidade”, avaliou o ministro.
 
APOIO
“Essa visita do ministro é importante. O Mário Ribeiro é referência nos nossos municípios e saímos daqui alegres com o que ele está trazendo de bom para o Norte de Minas. A deputada Raquel está sempre em Varzelândia e tem me ajudado muito. É uma pessoa que segura em minha mão em Brasília e caminha comigo pelos ministérios, buscando dias melhores para nossa cidade”, disse a prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso.

Acompanhado da deputada, o ministro passou pela Santa Casa, onde inaugurou o serviço de oncologia e anunciou liberação de R$ 2,2 milhões. No Hospital Dílson Godinho, Occhi inaugurou um acelerador linear de última geração, na unidade avançada de radioterapia. O aparelho, orçado em US$ 1 milhão, foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde.

“O Mário Ribeiro veio para ajudar e contribuir com a saúde, não só do Norte de Minas, mas também do Sul da Bahia”
 
Raquel Muniz
Deputada federal (PSD)