A convite da deputada federal Raquel Muniz (PSD), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, estará em Montes Claros nesta segunda-feira para visitar o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro e avaliar a situação do serviço de saúde na cidade.

Esta é a terceira vez que Occhi vem à região a convite da deputada e primeira vez como ministro da Saúde.

“Trazer o governo até o Norte de Minas representa muito para o nosso povo, que tem sentido positivamente o resultado deste trabalho através dos recursos que chegam, especialmente na área da saúde, quando sabemos que o país passa por um momento muito delicado”, diz a deputada, que já destinou cerca de R$ 60 milhões em emendas para o setor em toda a região.

Antes de Occhi, o ministro Ricardo Barros também esteve por três vezes no Norte de Minas. Em uma das visitas, autorizou o credenciamento do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e liberou recursos para unidades hospitalares.

RESULTADOS
Desde que começou a operacionalização pelo SUS, o hospital apresentou uma mudança na rotina e saldo positivo nos atendimentos, de acordo com Jhonatan Rodrigues, um dos diretores da unidade de saúde.

“Com o atendimento pelo SUS, o movimento aumentou de 40% a 60% em todas as especialidades oferecidas, que são oftalmologia, ginecologia, cirurgia geral e pediátrica, urologia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, ortopedia e cirurgia plástica. Temos uma média de 250 partos e consultas por mês e cerca de 500 cirurgias”, disse Rodrigues.

O objetivo é que o hospital já esteja funcionando com 100% da capacidade até o fim do ano, com ampliação de leitos e salas de cirurgia. 

Luciana Santana, também diretora da unidade, está otimista com a possibilidade de ampliação dos serviços oferecidos. “O desafio agora é ampliar para alta complexidade nas áreas de cirurgia bariátrica e das UTIs adulto e neonatal”, declarou.

Com a visita do ministro Gilberto Occhi nesta segunda-feira, às 10h, há expectativa de inauguração de outros setores do hospital.