Liminar desbloqueia recursos da prefeitura: após vencer na justiça município agora quer parcelamento para poder pagar precatórios

Jornal O Norte
25/04/2006 às 10:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

A prefeitura de Montes Claros conseguiu liminar liberando R$ 6 milhões que estavam bloqueados, por ordem judicial, para pagamento de precatórios. O dinheiro já foi depositado na conta da prefeitura, nesta quinta-feira 20. O confisco havia atingido recursos para investimento nas áreas de saúde e educação, o que implica dizer que não poderiam ser retidos para outro fim, segundo prevê a Constituição. Esta foi base da argumentação utilizada pela Procuradoria Jurídica do município na ação junto ao TJMG - Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais.

A liminar foi concedida pela Corte Superior do TJMG, em resposta a mandado de segurança impetrado pelo município. O desembargador Dorival Guimarães Pereira considerou a necessidade de garantia do interesse público.

MOBILIZAÇÃO POLÍTICA

O intuito, segundo ele, foi o de evitar prejuízos na prestação de serviços essenciais à população. A decisão é o desfecho de um processo de mobilização política, administrativa e jurídica exercido pelo prefeito Athos Avelino, junto ao movimento de prefeitos de outros municípios também atingidos pelo confisco. O assunto ganhou foco no 81º Encontro de prefeitos das cidades-pólo de Minas Gerais, realizado mês passado, em Araguari.

A partir do encontro várias gestões foram feitas - incluindo audiência pública na assembléia legislativa e reunião com o próprio presidente do TJMG, Hugo Bengtsson.

BLOQUEIO

O município de Montes Claros ficou um mês com recursos bloqueados, período em que a administração teve que se desdobrar para cumprir vários compromissos envolvendo as duas pastas. O valor liberado é parte de um total de R$ 7,4 milhões inicialmente bloqueados.

A administração vive agora a expectativa da liberação do restante do valor retido. As dívidas com precatórios, referentes a desapropriações, foram feitas - e não pagas por administrações anteriores. 

O prefeito Athos Avelino recebeu a decisão com satisfação, mas reiterou que respeita o direito - considerado por ele legítimo dos credores de receberem o que têm direito. E, por isso mesmo, independem da devolução dos recursos seqüestrados.

Athos Avelino encaminhou proposta concreta e inédita ao presidente a Hugo Bengtsson, de pagamento de parcelas mensais das dívidas referentes aos precatórios. O prefeito aguarda retorno oficial.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por