Lideranças regionais querem prospeção de gás natural

Jornal O Norte
15/09/2005 às 11:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Lideranças do Norte de Minas decidiram pressionar a ANP - Agência nacional do petróleo para liberar recursos visando à prospecção de gás natural e petróleo na Bacia do São Francisco, conforme decisão tomada durante reunião da Amams - Associação dos municípios da área minera da Sudene.

O prefeito José Antônio da Rocha Lima, de São Francisco, foi nomeado coordenador do Movimento pró-gás natural, que terá a missão de mobilizar todas entidades para sensibilizar a ANP a liberar os recursos que permitam esta pesquisa. No mês de outubro será realizada reunião para discutir a mobilização regional. A Gasmig - Companhia de gás de Minas Gerais, Delp Engenharia e Brain Construção se habilitaram para explorarem o gás natural e petróleo na licitação que a ANP realizará em outubro.

Na reunião realizada na Amams, o ex-deputado Genival Tourinho lamentou que a Petrobrás tenha demonstrado desinteresse em explorar o gás natural e petróleo no Norte de Minas, pois perfurou apenas quatro pontos para verificar o potencial da reserva regional e deu parecer de ser inviável economicamente. Elbe Brandão, secretária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas mostrou que a região tem de buscar viabilizar esta potencialidade, que será a redenção econômica regional, causando grande impacto sócio-econômico. O presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, ressaltou a importância da exploração das reservas regionais.

MATRIZ ENERGÉTICA

O presidente da Brain engenharia e construções, Levínio da Cunha Castilho lamentou que a ANP tenha condicionado os recursos para as pesquisas sobre o gás natural e petróleo no Vale do São Francisco, pois, assim, as empresas estão correndo risco de fazerem os estudos e levaram prejuízo.

Ele explica que os primeiros levantamentos apontam que as reservas sãofranciscanas são a nova matriz energética do Brasil. Os seus levantamentos mostram emanações de gás em São Romão, Santa Fé de Minas, Montalvânia, Januária, Morada Nova de Minas, Pirapora, Buritizeiro e Morro das Garças, mas que somente as pesquisas comprovarão a capacidade das reservas. Ele lembrou que o Grupo Cowan manifestou interesse em prospectar o gás natural e petróleo nesta região.

O vice-presidente da Federação das indústrias de Minas Gerais, Luiz de Paula Ferreira propôs marcar uma reunião dos prefeitos com o vice-presidente José Alencar Gomes da Silva para discutir com a ANP estes temas. A Amams convidará todas associações municipalistas da área de jurisdição do São Francisco para discutir o assunto, em reunião a ser realizada em São Francisco.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por