Oferecer mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários, além de garantir a manutenção e preservação do edifício. Esses são os principais objetivos de um edital para a realização de reforma e modernização do Centro Mineiro de Promoções Israel Pinheiro (Minascentro), na região Centro-Sul da capital mineira.

Podem participar do certame empresas ou consórcio, nacionais e estrangeiras, que estejam em condições legais de exercício e atendam integralmente as exigências da licitação. As intervenções são da ordem de R$ 30 milhões. As informações para participar da concorrência pública podem ser conferidas no site www.codemig.com.br. Segundo a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a sessão de abertura da licitação será às 10h de 18 de abril.

Patrimônio tombado pelo Estado, o prédio foi inaugurado em 1926. As primeiras intervenções no imóvel foram feitas na década de 1940, incluindo, por exemplo, a construção de um auditório e a mudança de pisos. Nos anos 80 foram construídos o subsolo, o terceiro pavimento e novos auditórios. Entre os anos 1990 e 2000, foram instalados elevadores e gradis. A partir de 2010, foram realizadas pequenas reformas nas áreas externas, com a substituição do gradil por vidro e iluminação da fachada.
 
LEVANTAMENTO
Em um diagnóstico recente feito no espaço, foi identificada a necessidade de uma ampla reforma. Com base neste estudo foram feitas as projeções de várias intervenções, com os respectivos orçamentos.

Fazem parte da proposta: substituição de todas as instalações elétricas e das tubulações, melhoria do sistema de drenagem, instalação de um sistema de detecção automática de incêndio, modernização do ar condicionamento, dentre outros reparos.
 
FECHADO
O Minascentro foi temporariamente fechado em janeiro deste ano, com vistas à preparação para a execução das obras e em face da situação estrutural do prédio e necessidade de reforma, conforme informações do governo do Estado. O edital da reforma do empreendimento prevê a liberação gradual dos espaços, após cumprida cada uma das etapas das obras.