O Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, será reaberto hoje ao público em geral. As visitas foram interrompidas em fevereiro do ano passado, quando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente iniciou a substituição da empresa responsável pela contratação de funcionários de diversos parques do Estado. Durante o período de fechamento, somente a comunidade acadêmica, mediante agendamento, conseguia entrar no local. 

Agora, as visitas podem ocorrer aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h, com lotação máxima de 100 pessoas por turno. O valor da entrada é R$ 5. 

De terça a sexta-feira, o acesso para a comunidade acadêmica e organizações não-governamentais de defesa do meio ambiente acontece mediante agendamento pelo site.

Até o Carnaval o público em geral também poderá visitar a unidade durante a semana, com consulta prévia para saber a disponibilidade de vagas.
 
DADOS 
O Parque Estadual da Lapa Grande é localizado no perímetro urbano de Montes Claros. A unidade de conservação tem área de sete mil hectares e é um patrimônio natural e arqueológico do Estado. 

O parque possui cerca de 35 grutas de especial valor espeleológico, entre elas a Lapa Grande, que dá nome à área de preservação, e nascentes que abastecem cerca de 40% da população do município. 

O espaço foi criado em 2006 e é administrado pelo instituto Estadual de Floresta (IEF), sob coordenação do Escritório Regional Norte. Com o objetivo de proteger e conservar o complexo de grutas e os principais mananciais.
 
SERVIÇO
O morador ou turista pode obter mais informações sobre a reserva no site (pelapagrande.blogspot.com.br) ou pelo telefone (38) 3224-7550.