A prefeita mais jovem do Brasil é do Norte de Minas. Aline Teixeira, com recém-completados 21 anos, foi eleita, domingo, prefeita em Santa Cruz de Salinas, em eleição extemporânea. É herdeira política de Albertino Cruz, prefeito duas vezes da cidade com cinco mil habitantes. Ele, que venceu a última disputa, mas teve candidatura indeferida, afirma que a filha é independente.

Solteira e sem filhos, Aline, filiada ao PPS desde 2015, cursa matemática e é servidora efetiva do município, onde atua como fiscal tributária. “As pessoas tiveram certo receio, pela idade e por ser mulher. Ouvi algumas coisas como ‘ela é muito nova, frágil, será que vai conseguir?’, mas por outro lado, a juventude foi um fator positivo porque muitos jovens me apoiaram”. 

Aline tem o apoio de apenas três dos nove vereadores. “Cidade pequena, infelizmente, ainda há politicagem, mas acredito que, se fizermos as coisas certas, não tem como o legislativo não apoiar”.

Embora a área de saúde seja citada como grande desafio, Aline aponta o social como prioridade. “A maior parte da população vive na zona rural e é onde estão as pessoas mais carentes”.