O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Montes Claros abre inscrições para escolas públicas e privadas se inscreverem no projeto. O tema de debate para 2018 é “Violência Contra a Mulher”. São 50 vagas disponíveis para alunos do ensino médio. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, na Escola do Legislativo, na Câmara Municipal.

O Parlamento Jovem busca estimular a formação política e cidadã por meio de atividades que possibilitem a compreensão da organização dos Poderes, sobretudo do Legislativo, sendo direcionado aos estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do Estado. Além de Montes Claros, também fazem parte do projeto as cidade de Itamarandiba, Taiobeiras, Ibiracatu e Capelinha. 

No ano passado, o Parlamento Jovem discutiu “Educação Política nas Escolas”. Das propostas elaboradas pelos alunos, oito foram enviadas para Câmara de Montes Claros, entre elas a criação da Semana da Consciência Política nas escolas. 

“Quanto antes discutirmos ações de prevenção à violência contra a mulher, principalmente para crianças e jovens, menos problemas teremos na vida adulta”, destaca a diretora da Escola do Legislativo de Montes Claros, Cristiane Nunes. 

O estudante Bernardo Medeiros do Colégio Berlaar Imaculada Conceição participou do projeto no ano passado. “É um aprendizado que carregarei pelo resto da vida. Tive a oportunidade de conhecer outros assuntos que muitas vezes não são tão aprofundados dentro da sala de aula”, pontua.