Governo garante mais dinheiro para o Mocão: sonho de quase trinta anos pode finalmente se tornar uma realidade para o futebol de Montes Claros

Jornal O Norte
28/04/2006 às 09:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:34

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

O governo federal está disposto a liberar mais recursos para a conclusão do estádio municipal de futebol de Montes Claros - o Mocão. A informação é do vereador Lipa Xavier - PCdoB, que esteve reunido segunda-feira 24, em Brasília, com o ministro dos Esportes Orlando Silva Júnior, tratando do assunto. Participaram da audiência o secretário municipal de Esportes e Lazer de Montes Claros, Georgino Neto, e o secretário executivo da pasta federal, Alcino Reis.

Lipa Xavier: - O ministro garantiu mais um milhão de reais antes que a lei proíba a liberação de recursos para obras públicas no período eleitoral


(foto: Wilson Medeiros)

De acordo com Lipa Xavier, o ministro dos Esportes foi bastante receptivo em relação às demandas montes-clarenses. Além da reivindicação de novos recursos para as obras do Mocão, a pauta da reunião incluiu também a realização, no município, do Seminário nacional de políticas públicas em Esporte e Lazer, em agosto deste ano, e a reforma das quadras esportivas públicas.

Orlando Júnior teria garantido substancial apoio para a realização do seminário nacional em Montes Claros. O evento, que é promovido uma vez por ano em diferentes regiões do país - o último foi realizado em Recife, Pernambuco, ressalta o parlamentar, dará projeção nacional ao município, oportunidade que, ele espera, seja utilizada para que se consolide ainda mais as políticas públicas para o esporte e o lazer em Montes Claros.

Quanto aos recursos para a reforma das quadras esportivas públicas, nada ficou decidido, devendo o assunto ser retomado em outra ocasião. Mas o ministro teria da mesma forma, garantido recursos para os serviços - ainda que não seja o bastante para reformar todas as quadras.

MOCÃO

Em relação ao Mocão, segundo o vereador Lipa Xavier, o ministro Orlando Júnior garantiu a liberação de um terço do montante necessário para a conclusão das obras, considerando as estimativas que lhe foram apresentadas - de que elas deverão consumir três milhões de reais.

Outro milhão de reais sairia dos cofres municipais. Esses valores, somados aos R$ 970 mil que a prefeitura tem como sobra de recursos anteriormente liberados para o projeto de construção do Mocão, pelo governo federal, na Caixa econômica federal, completariam os três milhões necessários para a construção do estádio. Além disso, lembra o vereador, o município já adquiriu as toneladas de ferragens necessárias para os serviços e que estão estocadas em galpões da Esurb.

Com a redução das verbas, naturalmente que o Mocão não terá os limites faraônicos do último projeto de construção - entre os vários que surgiram ao longo de quase trinta anos desde que foi lançada a pedra fundamental do empreendimento futebolístico - que procurava atender dimensões da Fifa capazes de receber até 30 mil torcedores (número reduzido para dez mil). 

- O projeto será redimensionado. Mas o Mocão será um grande estádio de futebol, sem dúvida - comemora Lipa Xavier.

Ainda de acordo com o vereador, o ministro dos Esportes acenou para a possibilidade de os recursos serem liberados antes que se inicie o período eleitoral que proíbe o repasse, pelo governo, de recursos para obras públicas. Assim, o dinheiro poderá estar na conta do município já no mês de junho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por