O município de Mirabela, pela primeira vez, montou espaço exclusivo dentro da tradicional Festa de Agosto para incentivar os produtores rurais. A proposta, que permite a exposição e a comercialização de produtos da terra, partiu do prefeito Luciano Rabelo Veloso.

Além da famosa carne de sol, cultuada nacionalmente, cerca de 30 mil pessoas que passaram pelo três dias de festa puderam conhecer outros produtos da região, como a rapadura, biscoitos, licores, farinha, doces e artesanato.

Aos sábados já acontece a tradicional feira do agricultor em Mirabela, mas é uma feira pequena. “Ao trazer estas pessoas para dentro da festa, estamos possibilitando ganhos que eles não teriam no dia a dia. A partir daí muita coisa boa pode acontecer”, diz o prefeito.

Marlene de Inês, uma das expositoras da festa, declara: “É muito importante para que as pessoas tenham conhecimento da riqueza que nossa terra tem. Há muita coisa boa para oferecer e o prefeito nos proporcionou essa bela oportunidade dentro da festa. É muita felicidade divulgar o que muita gente não sabe”, disse.

Já Helenice Gonçalves, que atua em uma padaria comunitária do PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural) em São Bento, município de Mirabela, pontuou: “Hoje está muito difícil gerar renda e a oportunidade de estar na ‘Fazendinha’, dentro da tradicional festa, foi muito boa”.

A deputada Raquel Muniz participou do evento e destacou que as dificuldades dos agricultores são imensas, por isso destina grande parte das verbas à categoria. “O trabalho não é fácil e eles precisam ser valorizados”, disse.