Fátima Pereira pode concorrer ao congresso nacional

Jornal O Norte
24/01/2006 às 10:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:28

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

As eleições de outubro podem desfalcar a câmara municipal de Montes Claros privando o plenário e a população da única representante do sexo feminino na atual legislatura. É que a vereadora Fátima Pereira - PTB, vice-presidente da casa está a um passo de se tornar candidata a uma cadeira no congresso nacional. Segundo ela, que falou com a reportagem de O Norte, por telefone, na tarde de ontem, não existe nada de concreto neste aspecto, mas garante haver uma convergência de forças que gostariam de vê-la auxiliando o Norte de Minas na câmara federal.




Fátima Pereira pode completar o quadro de postulantes


do legislativo municipal para as eleições deste ano


(Foto: Fábio Marçal)

Exercendo seu segundo mandato, a quinta mulher a ocupar uma cadeira ao longo de toda a história do parlamento municipal, e a primeira a ser reeleita, a vereadora, formada em Pedagogia com especialização em Administração Pública acumula ainda larga experiência no setor de gestão educacional, tendo ficado à frente da Superintendência regional de Ensino por uma década antes de ingressar na carreira política.

Fátima Pereira afirma que existem inúmeros motivos que podem acabar por levá-la à posição de aspirante a um mandato em Brasília, segundo ela principalmente a partir das cobranças que lhe vêm sendo feitas de forma convincente, nos últimos quatro meses, por integrantes do grupo político que compõe, por correligionários petebistas e, sobretudo, por lideranças de mais de meia centena de municípios que a apoiariam na caminhada em direção às urnas.

MISSÃO

Indagada sobre o sentimento que guardaria quando, na hipótese de uma vitória no pleito de outubro fosse obrigada a deixar a câmara municipal até o final deste ano, Fátima Pereira diz estar preparada para receber uma nova missão na sua trajetória política com toda a tranqüilidade.

- Quando se ingressa na política, não há como você evitar percorrer novos caminhos. Não que você decida por isso. Esta é uma decisão das pessoas, dos eleitores - afirma.

Segundo ela, apesar de não oferecer resistência para colocar seu nome disponível para a disputa eleitoral, a sua missão na câmara municipal ainda não estaria concluída.

- É verdade. Tenho ainda muitas coisas para fazer em nome do povo que me concedeu a honra de representá-lo nesta casa, onde sei que sou útil. Mas posso representá-lo no congresso nacional, que seria uma extensão desse nosso trabalho no legislativo municipal, a sua continuidade. Até porque o Norte de Minas experimenta um vazio na sua representação em Brasília e a possibilidade de uma mulher ocupar este espaço seria um fato inédito e positivo para a região - acrescenta a parlamentar, já sinalizando uma das bandeiras que hastearia em nome dos interesses regionais.

- Logicamente, a bandeira da educação - frisa.

PTB

A vice-presidente da câmara municipal também informa que sua candidatura ainda não foi discutida dentro do seu partido, o PTB. Segundo ela, o assunto será abordado agora.

- A posição do partido em relação às suas candidaturas depende de fatores que virão à tona paulatinamente, a exemplo das coligações que poderão, ou não, serem feitas. É um processo longo, e a minha candidatura depende dele. Não temos pressa - completa, omitindo-se de arriscar o número de votos que necessitaria para sair vitoriosa das urnas.

- Essa avaliação depende do coeficiente eleitoral que teremos nas eleições, a partir das eventuais coligações do PTB. Ainda não sabemos sequer se o partido fará coligações ou se marchará sozinho para as urnas. O que posso adiantar é que não coloco nenhuma dificuldade em atender a um apelo popular para defender os interesses de Montes Claros e do Norte de Minas no congresso nacional - conclui a vereadora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por