Fátima Pereira nega homenagem a Gilmar Ribeiro: vice-presidente da câmara protesta contra reverência a secretário municipal

Jornal O Norte
15/03/2006 às 10:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

A vereadora Fátima Pereira - PTB faz questão de frisar que reconhece como uma das suas principais virtudes na vida - seja como educadora, parlamentar, ou como cidadã comum, a autenticidade. E foi em defesa desse ânimo que a vice-presidente da câmara municipal de Montes Claros, na reunião de ontem surpreendeu a todos ao pedir licença para se ausentar da mesa diretora durante o tempo que durasse a votação de projeto de resolução do vereador Ademar Bicalho, seu colega de bancada, concedendo o título de Cidadão Benemérito de Montes Claros ao professor e secretário municipal de Educação, Gilmar Ribeiro.




Fátima Pereira: Ato radical comprova relacionamento


nada amistoso com auxiliar de Athos Avelino



(Foto: arquivo/ Fábio Marçal)

- Como educadora que sou e em respeito aos meus colegas educadores, não votarei, e peço permissão para me ausentar, senhor presidente - disse, deixando em seguida o plenário para onde só retornaria após a votação da matéria.

Desconsiderando o ato indelicado - que a própria vereadora não negaria, a atitude de Fátima Pereira na verdade não surpreendeu tanto. Afinal, desde o início do governo Athos Avelino - PPS ela tem sido uma ferrenha crítica das medidas adotadas pelo secretário de Educação na rede municipal de ensino, a quem já chegou a denominar como um profissional arbitrário e incompetente, uma infelicidade do prefeito ao escolher seu secretariado, apesar de pessoalmente não ter nada contra sua pessoa.

MOMENTO TRISTE

Para Fátima Pereira, seria uma incoerência participar de um momento que considerou triste para a história da câmara municipal. Ainda mais triste, segundo ela, pela conduta de alguns colegas que com a mesma contundência que utilizara também teriam, ao longo dos últimos 14 meses, criticado e cobrado do secretário - o mesmo que hoje reverenciariam como se dissessem: esqueçam o que eu falei.

- É isso que fica parecendo. Homenagear quem? Um profissional que tem significado atraso? Que tem desmantelado equipes pedagógicas criadas há décadas? Que utiliza medidas arbitrárias para impor seu comando? Quando serão realizadas as eleições diretas para diretoras de escolas, quando haverá a valorização dos professores e dos alunos? Existem crianças, no ensino infantil, sem professoras e em salas de aulas superlotadas. Educação infantil sem monitor e em lugares apertados é um absurdo - reclama a vereadora. 

GILMAR MERECE

O vereador Lipa Xavier - PCdoB  entende os princípios guardados pela vice-presidente do legislativo em relação ao secretário Gilmar Ribeiro, mas não concorda com as críticas de que ele responda por uma gerência fracassada do ensino municipal, ou que teria sido uma escolha errada do prefeito Athos Avelino.

- Pelo contrário. Gilmar Ribeiro tem realizado um excelente trabalho, apesar de todas as dificuldades que encontrou na pasta da Educação. Penso que devemos ser racionais. Devemos evitar, em alguns momentos, de sermos levados pela paixão, simplesmente. É preciso reconhecer os valores nas pessoas - ressaltou, observando que votaria favoravelmente pela homenagem por reconhecer a capacidade técnica do secretário.

- Gilmar Ribeiro tem competência técnica e tem demonstrado isso. A educação no município tem avançado. Foi correta a sua indicação pelo prefeito Athos Avelino. E é mais do que correta esta homenagem que a câmara lhe faz - concluiu Lipa Xavier.

A homenagem a Gilmar Ribeiro foi aprovada com o voto de todos os vereadores presentes à reunião - com exceção, naturalmente, do de Fátima Pereira e do presidente do legislativo, Ildeu Maia - PP que só participa das votações em caso de empate.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por