Exclusividade para quem é especial: deficientes físicos que utilizam cadeira de rodas vão passar a contar com transporte gratuito e exclusivo

Jornal O Norte
20/04/2006 às 10:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

Atendendo proposição do vereador Valcir Soares - PTB, a câmara municipal de Montes Claros realiza na próxima quarta-feira 26, às 19h30 audiência pública para discussão do sistema que será adotado pelo município para os serviços de transporte especial para deficientes físicos que utilizam cadeira de rodas - os cadeirantes.

Os debates terão como base as propostas do prefeito Athos Avelino - PPS que compõem o projeto de lei de sua autoria e que tramita no legislativo instituindo o Transpecial, como foi batizado o serviço - que atende a uma exigência constitucional e serve como bom exemplo administrativo num ano em que a Campanha da Fraternidade, da Conferência nacional dos bispos do Brasil chama a atenção para a inclusão social dos deficientes físicos e mentais.

DÚVIDAS

A audiência, de acordo com Valcir Soares, que também é presidente da Associação das pessoas portadoras de deficiências físicas de Montes Claros será importante para que todos possam entender como se dará a prestação de serviço.

Na última terça-feira, em reunião da câmara ele chegou a manifestar a curiosidade popular e pessoal sobre o projeto, ressaltando da tribuna que nenhuma informação teria sido divulgada até aquele momento sobre o funcionamento do programa – sua estrutura, como atenderá às pessoas - e se esse atendimento será abrangente, cobrindo também o transporte de deficientes físicos que não sejam exatamente cadeirantes.

O PROJETO

De acordo com o projeto de lei do executivo, o Transpecial será adaptado junto ao transporte coletivo urbano. O atendimento será iniciado através de quatro microônibus, todos eles dotados de recursos exclusivos para facilitar a acessibilidade do deficiente físico. Entre os mecanismos que os veículos disponibilizarão está uma plataforma elevatória. Os profissionais designados para os serviços diferirão dos demais que atuam no setor de transporte coletivo urbano, tendo passado por treinamento básico para atender aos usuários especiais do sistema. 

Ainda de acordo com o projeto de lei, o atendimento obedecerá a uma agenda, sendo que o solicitante do serviço, inteiramente de graça, será apanhado em sua própria residência (e não existem restrições para os deslocamentos). O Transpecial os atenderá seja para levá-los a um hospital, clínica ou posto de saúde, local de trabalho, escolas e até mesmo para áreas de esporte, cultura e lazer.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por