Esquadrão da vida chega ao bairro Vila Regina

Jornal O Norte
18/10/2005 às 10:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Com o objetivo de dotar o Norte de Minas de um projeto consistente e de referência na recuperação de dependentes químicos, a prefeitura de Montes Claros vai formalizar parceria com a Igreja Presbiteriana da Paz, sediada no bairro Vila Regina, objetivando apoiar a ampliação e a consolidação do Projeto esquadrão da vida. O compromisso foi assumido pelo prefeito Athos Avelino - PPS, ao participar de reunião com lideranças e dirigentes da igreja que fizeram apresentação do projeto a integrantes da administração municipal.

Segundo o presbítero e presidente do Projeto esquadrão da vida, Geraldo Antônio da Silva Costa, mesmo sem contar com uma boa infra-estrutura de trabalho o projeto já vem conquistando resultados altamente positivos desde 1992 quando foi implantado. Até então a Igreja Presbiteriana que se dedica à implementação de diversos projetos sociais em Montes Claros só tinha condições de encaminhar os dependentes químicos para tratamento em centros de recuperação sediados em outras regiões do país, o que muitas vezes era dificultado devido aos elevados custos financeiros que eram cobrados.

Com a iniciativa da igreja de implantar um centro de recuperação de dependentes químicos em Montes Claros, em terreno localizado às margens da BR-251, atualmente 18 pessoas estão sendo diretamente beneficiadas pelo projeto, número este que pode ser ampliado para 48 beneficiários caso o empreendimento consiga ajuda financeira para concluir a construção de um pavilhão onde serão implementadas diversas atividades.




Athos Avelino enviará projeto de lei à câmara para assegurar


verbas para assistência aos dependentes químicos


(Foto: Fábio Marçal)

VERBA

O presidente do Conselho municipal de entorpecentes, Mário Paulino Kottas também destacou a importância de Montes Claros passar a contar com um centro de recuperação de dependentes químicos, levando-se em conta a gravidade do problema existente não só na cidade, mas também em outras regiões do país. Uma verba no valor de R$ 156 mil foi incluída no orçamento da prefeitura para este ano, objetivando a conclusão da construção de um novo pavilhão para abrigo dos dependentes químicos. Mário Kottas destacou que além do trabalho de voluntários, da Igreja Presbiteriana da Paz, o apoio da prefeitura torna-se fundamental porque os gastos do poder público para o tratamento de pessoas que já se encontram em estágio avançado de dependência química se tornam muito maiores quando comparados a ações de prevenção e de projetos executados em parceria com outras instituições.

Lembrou Mário Kottas que 80% dos casos de violência urbana registrados atualmente são decorrentes de pessoas que fazem uso de drogas, enquanto que 72% das pessoas presas pela polícia estão direta ou indiretamente envolvidas com o tráfico ou uso de entorpecentes. Além disso, salientou, dois terços da violência familiar também é decorrente das conseqüências negativas da dependência química.

- Uma dependência que não escolhe famílias, a idade ou o sexo das pessoas - frisou Mário Kottas.

No que se refere ao repasse de recursos da prefeitura para a conclusão das obras de construção do centro de recuperação de dependentes químicos, o prefeito determinou à assessoria jurídica e à secretaria de Planejamento o encaminhamento de um projeto de lei à câmara municipal para que o executivo possa definir um cronograma de repasse de recursos financeiros previstos no orçamento deste ano.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por