Próximo do período de volta às aulas a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) realizou processo de recadastramento e cadastramento de vans que trabalham com o transporte escolar. De acordo com a MCTrans, pelo menos 220 vans foram recadastradas até o dia 31 de dezembro. 

Durante o processo foi analisada a documentação do veículo, que deve estar totalmente regularizada, como o IPVA, seguro DPVAT e taxa de licenciamento anual, e as informações sobre a rota que o veículo fará e a faixa etária dos passageiros. Após essa liberação, os veículos passarão por uma vistoria mais detalhada, em que será verificado o uso de equipamentos básicos de segurança, se há uma pessoa responsável por conduzir os alunos até a porta da escola (em caso de crianças). 

“Inicialmente fiscalizamos somente a parte burocrática, posteriormente teremos agentes responsáveis pelas vistorias. Por deixar de portar a autorização para prestar o serviço de transporte escolar, o motorista é multado e o veículo também por ser apreendido”, pontua José Wilson Guimarães, presidente da MCTrans. 

O proprietário que já entregou a documentação e deu início ao processo de renovação tem de ligar na MCTrans para fazer agendamento de horário da vistoria. Quem não entregou a documentação ou está pendente, com algum documento específico, deve procurar o órgão dentro do prazo para a renovação da autorização.

A vistoria nos veículos de transporte escolar começa em 22 de fevereiro até o dia 2 de março.