Escola reabre após tragédia em Janaúba

Creche Gente Inocente vai funcionar improvisada em unidade de saúde que estava pronta para inauguração

Márcia Vieira
Montes Claros
18/10/2017 às 21:56.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:17
 (Divulgação)

(Divulgação)

Alunos da creche Gente Inocente, em Janaúba, terão hoje o primeiro dia de aula após o episódio criminoso que abalou o país e repercutiu mundo afora. O espaço que abrigaria uma unidade de saúde infantil fica no mesmo bairro da antiga creche onde morreram nove crianças, uma professora e o assassino que ateou fogo ao local. 

O prefeito Isaildon Mendes revela que o Corpo de Bombeiros já fez a vistoria e que o espaço atende às normas básicas de segurança. “O local foi adequado para atender às crianças. É provisório, até que a nova creche fique pronta”, disse. 

Questionado sobre possíveis homenagens nesta volta às aulas, o prefeito disse que tanto os gestores como os funcionários estão seguindo a recomendação de psicólogos para que as crianças sejam poupadas de ambientes onde haja aglomeração. “Nossa preocupação hoje é atender e socorrer essas famílias, dentro do nosso papel de gestor e ser humano. Apesar da tragédia que abalou a todos, a tendência é que a cidade volte aos poucos à normalidade”. 
 
PREPARAÇÃO
A secretária municipal de educação, Luzia Angélica Aguiar, afirma que a escola foi ornamentada para receber as crianças num ambiente mais humanizado, a fim de minimizar o impacto. “Estamos trabalhando de maneira lúdica e tranquila para que as crianças tenham gosto em voltar e não fique nenhuma sequela”, afirma. 

A antiga creche funcionava com média de 80 alunos, em quatro salas, com oito professores e oito auxiliares que se dividiam em dois turnos. A secretária confirma que após reunião com os servidores, eles se dispuseram a retomar a rotina, mas alerta que é prematuro quantificar o numero de alunos esperados.

“Algumas mães precisam trabalhar e não têm onde deixar as crianças, que ficavam na creche das 7h às 17h. Fizemos o compromisso de recebê-las, por outro lado, só vamos ter o numero exato e a situação de cada criança mais adiante. Infelizmente perdemos nove alunos e nestas turmas estamos com uma situação mais diferenciada, ainda não sabemos como será o retorno”, explicou Luzia.

Continuam internadas 11 pessoas, sendo cinco em Montes Claros e seis em BH.
 
HOMENAGEM 
A professora Heley Abreu, que faleceu na tragédia, recebeu homenagem póstuma na Câmara de Montes Claros. Luzia Angélica recebeu a honraria ao lado dos familiares de Heley. “Claro que gostaríamos que fosse em vida, mas em meio à dor, angústia e tristeza, nós, professores, agradecemos pelo apoio, solidariedade e oração que nos deixou de pé até agora”. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por