Em ritmo de segundo turno: José Alencar visita Montes Claros e fala dos problemas da região

Jornal O Norte
13/10/2006 às 11:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:42

Naíma Rodrigues


Repórter


onorte@onorte.net




O deputado estadual eleito Paulo Guedes, Walfrido Mares Guia


e José Alencar desfilam no Centro de Moc
(foto: WIlson Medeiros)

Quarta feira, 11, o candidato à vice-presidência da República José Alencar - PL esteve em Montes Claros, pedindo apoio à candidatura do presidente Luís Inácio Lula da Silva – PT, candidato à reeleição. Ele também participou de um debate na CDL – Câmara de dirigentes lojistas.

José Alencar e sua comitiva festejaram com seus correligionários montes-larenses o resultado das pesquisas realizadas pela DataFolha e pelo Ibope, nas quais o presidente-candidato aparecia com 51% dos votos, 10 pontos à frente do candidato da oposição, Geraldo Alckmin - PSDB.

No debate realizado na CDL estavam presentes o ministro do Turismo Walfrido Mares Guia, o prefeito de Montes Claros Athos Avelino - PPS, 25 prefeitos da região e outras autoridades.

Athos Avelino ressaltou as benfeitorias do governo Lula.

- Hoje, 45 milhões de pessoas recebem a bolsa família, dessas 90 mil são de Montes Claros. O governo Lula trouxe o programa Luz para todos, e só quem já ficou no escuro sabe da necessidade desse projeto - diz o prefeito.

Disse ainda o prefeito:

- Montes Claros foi contemplada com a empresa de biodiesel da Petrobras, que irá gerar cerca de 23 mil empregos na região. Se os paulistanos tomarem conta do governo, até tomarem conhecimento da região norte mineira, o mandato já terá acabado. Estamos bem representados hoje no governo pelo vice-presidente José Alencar, que é mineiro como nós – diz Athos.




José Alencar e Walfrido Mares Guia com o dono


do café Galo, Jadir Rodrigues


A realização da campanha do candidato à presidência ao segundo turno teve início quarta-feira, segundo Walfrido Mares Guia:

- Nossa campanha começa hoje [quarta-feira] em Montes Claros, viemos para trabalhar. Queremos sair daqui com metas para obtermos uma grande vitória.

Durante o debate foram discutidas questões de corrupção, de punição e também as realizações do governo federal para a região.

De acordo com o ministro do Turismo, foi realizado um processo democrático de averiguação das denúncias de corrupção, para punir todos aqueles que não tiveram uma postura ética dentro do governo.

- Lula não pode punir e condenar ninguém, ele governa uma democracia. Lula é um presidente democrático e não um ditador que julga e condena- diz Walfrido.

PROUNI

Ainda segundo o ministro, 204 mil jovens carentes estão vivendo a realidade de cursar uma faculdade. Desses, 29 mil estão em Moc. Na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, existem 30 mil vagas para o curso superior, ou seja, cria-se de maneira inteligente uma nova UFMG, diz o ministro do Turismo.

BOLSA FAMÍLIA

Segundo Walfrido, Lula está investindo no programa Bolsa família para que um em cada cinco brasileiros possa comer decentemente e possam ter esperança de um futuro melhor. Existem 120 mil pessoas inclusas no programa em Minas Gerais.

- O IBGE concluiu que a diferença da classe social no Brasil apresentou uma pequena diminuição – diz o ministro.

Ele afirmou ainda que Lula estabeleceu uma política para todos e não para uma única classe.

O FATOR CHINA

A China cresce cerca de 7% ao ano, enquanto o Brasil cresce somente 3%. Segundo o ministro, isso ocorre pelo fato de a China não pagar previdência aos trabalhadores.

- Na China, não existe uma política social, ao contrário do Brasil. Não existe uma democracia na China, é um partido centralizado que toma conta de tudo. Se o Brasil pudesse investir, o dinheiro que é gasto com previdência em outros setores como o de educação ou saúde, estaríamos crescendo muito mais que ele. – diz Walfrido Mares.

O ministro conclui dizendo que os juros no Brasil estão em 14% e que mês que vem cairá para cerca de 13,7%. De acordo com ele, os juros nunca estiveram tão baixos. A inflação está em 3%.

DÍVIDAS DO PAÍS

O ministro falou que o Brasil estava quebrado quando Lula assumiu a presidência, e que o país tinha somente R$ 14 bilhões em caixa e, hoje, o país, segundo ele, possuí R$ 80 bilhões.

- O governo Lula conseguiu criar oportunidade para exportação, gerando um país rico nessa área. No próximo governo, vamos dobrar esses números de exportações - afirma Walfrido.

CPI

Palavras do vice-presidente José Alencar:

- Nenhum presidente da República resistiu a uma CPI. Lula resistiu a três. Não estamos no governo para defender falcatruas, e sim para apoiar pessoas honestas como o presidente.

Segundo o vice-presidente, foi feito tudo para pedir o impeachment do presidente, mas todas as tentativas foram invalidadas devido à honestidade e à integridade do candidato à reeleição.

- Agradeço a grande vitória que obtivemos no Norte de Minas, me orgulho de ser mineiro, cidadão honorário de Montes Claros. Eu sou, na realidade, da Zona da Mata, nasci entre as montanhas e, como um bom mineiro, sou desconfiado de tudo. Tenho olhos de lince para saber o que ocorre no governo do qual eu faço parte - afirma José Alencar.

SUDENE E FPM

O vice-presidente disse ao público presente ao debate que o candidato Lula deseja recuperar a Sudene, para atender os municípios:

- É lógico que não pode ocorrer os roubos que ocorria lá. Por isso, estamos analisando com cuidado a recuperação da Sudene; a casa estava muito bagunçada.

Segundo o vice-presidente, Lula deseja uma reforma grande para o FPM - Fundo de participação dos municípios, com o intuito de fortalecer os municípios.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por